PUBLICIDADE

Topo

Inspira

Ideias para uma vida mais plena


Inspira

Traição, lealdade, proteção: saiba o que significa sonhar com cachorro

Entenda o que significa sonhar com cachorro, em diferentes cenários - Reprodução/gettyImages
Entenda o que significa sonhar com cachorro, em diferentes cenários Imagem: Reprodução/gettyImages

Nicole D'Almeida

Colaboração para Universa

06/02/2021 04h00Atualizada em 16/04/2021 17h10

Ao acordar pela manhã, podemos muitas vezes nos surpreender com o que vivemos durante o sono. Afinal, existem sonhos que geram curiosidade para nós. É o caso, por exemplo, de sonhar com cachorro - mesmo que você não tenha um pet em casa.

Para entender melhor os significados dos sonhos podemos recorrer a dois grandes psicanalistas da era moderna: Sigmund Freud e Carl Jung.

Para Freud, todo sonho está relacionado a um desejo reprimido, ou seja, todos os sonhos são uma realização de desejos nos quais, "em última instância, são desejos de natureza sexual, infantil e recalcada - desejos dos quais a gente não quer saber e, justamente, por termos nos afastados deles, eles voltam durante o sonho", explica Christian Dunker, psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP junto ao Departamento de Psicologia Clínica.

Em seu livro "A Interpretação dos Sonhos", publicado em 1900, Freud introduz a ideia de que os sonhos têm um sentido, porém precisam ser decifrados. Afinal, eles se mostram através de imagens, deformações de pensamentos.

Já Jung defende a simbologia dos sonhos e identifica figuras do pensamento onírico como símbolos que trazem mensagens do inconsciente. Pode parecer que a simbologia dos sonhos tem uma característica universal, mas é preciso ter uma compreensão profunda da vida de quem sonha para interpretar um símbolo. Dessa forma, o significado terá um nível maior de acerto.

Contudo, não é só a psicanálise que procura entender melhor os sonhos. Há diversas correntes do esoterismo e cada uma tem um significado diferente de sonhar. Algumas acreditam em mensagens enviadas por seres superiores, experiências realmente vividas pela alma que sai do corpo enquanto este dorme, ou até mesmo uma vivência breve da realidade pós-morte, como conta o astrólogo Cristhopher Stoievsky.

A interpretação dos sonhos está associada a cada pessoa - ou seja, cada um irá atribuir um sentido para aquele sonho de acordo com a sua realidade. Dunker explica que dicionário dos sonhos ou vocabulário dos sonhos são alegóricos, afinal, tentam captar certos sonhos coletivos, uma metáfora.

"Com as perguntas apropriadas resgata-se as respostas para obter um quadro mais completo do relato do sonho, o que favorece uma análise melhor", explica Luciane Soares, terapeuta holística.

Além disso, para uma interpretação correta é preciso observar cada elemento que compõe todo o cenário, não somente uma parte ou uma figura do que foi sonhado.

Dito isso, vamos a alguns possíveis significados de sonhos com cachorros que podem te ajudar na interpretação.

O que significa sonhar com cachorro?

Geralmente, cachorro é um animal que está ligado à lealdade, intuição, generosidade, proteção e fidelidade. Pode também representar companheirismo, bravura e amor incondicional.

Além disso, Cristhopher Stoievsky explica que, em alguns casos, podemos acabar projetando a imagem do cachorro sobre o arquétipo do lobo. Nesse caso, o significado do sonho está ligado à proteção, liderança, sabedoria e visão.

Sonhar com cachorro, então, traz uma mensagem de segurança, de que é possível confiar nas pessoas ao seu redor, mas, ao mesmo tempo, pode significar uma necessidade de mais amor próprio e tomar as rédeas de questões da vida.

Sonhar com cachorro preto

Segundo Stoievsky, as cores, por si só, não possuem a moralidade de serem boas ou ruins. Esses significados são dados pela mente humana e, portanto, quando a cor fica muito presente no sonho é porque chamou bastante atenção do sonhador e, dessa forma, carrega um aspecto importante para o entendimento da mensagem.

Para Luciane Soares, sonhar com cachorro preto indica momentos de dificuldades que trarão aprendizado e progresso.

Sonhar com cachorro branco

Já sonhar com cachorro branco significa um período pacífico e de paz, de acordo com Soares.

Sonhar com cachorro atacando

Soares explica que é o momento de trabalhar nossos impulsos e harmonizá-los com a nossa realidade.

Sonhar com cachorro latindo

Para o astrólogo Cristhopher Stoievsky, é um alerta, chamado de atenção. Talvez algo ou alguém esteja traindo sua confiança ou sua percepção sobre alguma amizade esteja equivocada.

Já para a terapeuta holística Luciane Soares, se ele estiver alegre significa prazer e alegria em atividades sociais. Caso contrário, pode significar que você está gritando com os outros desnecessariamente.

Se você ouvir os latidos, mas o cachorro não aparece em primeiro plano, ou seja, você não o vê, pode significar que você está aborrecendo demais as pessoas.

Sonhar com filhote de cachorro

Para Soares, indica alegria e pureza. Caso a pessoa seja uma mulher, pode representar o desejo de ser mãe.

Stoievsky relaciona com uma nova amizade, uma nova parceria se formando. Porém, também pode indicar uma amizade frágil e que precisa de cuidados.

Sonhar com cachorro bravo

Cachorro bravo significa um conflito interno. Pode indicar um pedido para ser mais honesto com si mesmo e com os outros.

Sonhar com cachorro morto

A morte não necessariamente significa algo ruim. Por mais que traga a mensagem de fechamento de ciclos, deve ser encarada também como a possibilidade um recomeço, mudanças e novas etapas.

Sonhar com cachorro dócil

Cachorro dócil pode significar acontecimentos bons na vida social, além de "uma mensagem do coração agradecendo pela forma como estamos cultivando o nosso amor-próprio e pela vida", explica Stoievsky.

Sonhar que está sendo perseguido por um cachorro

Para Soares, significa medo de correr riscos ou enfrentar problemas. Já Stoievsky enxerga a necessidade de parar de fugir daqueles com quem nos importamos, de sermos mais abertos e compartilhar nossos sentimentos com os que são nossos leais companheiros na jornada da vida.

Inspira