Topo

Por amores mais livres e sem tabu: Vênus, planeta do amor, entra em Aquário

Vênus incentiva a buscar mais liberdade dentro dos relacionamentos - blackCAT/Getty Images
Vênus incentiva a buscar mais liberdade dentro dos relacionamentos Imagem: blackCAT/Getty Images

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

01/02/2021 04h00

Vênus, planeta do amor e da beleza, chega para o bonde de planetas em Aquário dia 1º de fevereiro. Em território aquariano até dia 25, o astro nos levará a buscar mais liberdade dentro dos relacionamentos, quebrando paradigmas e lidando com imprevisibilidades. "O maior desafio do período vai ser quebrar tabus sociais", declara a astróloga Sara Koimbra.

Entender os limites e os comportamentos aceitáveis nos relacionamentos também será a máxima do período. "É um obstáculo bem típico desse trânsito. Por isso, será necessário estabelecer nossas próprias regras e nos libertarmos das convencionais e conhecidas condutas sociais", revela Sara.

A astróloga lembra que Vênus é o planeta do amor e também de como expressamos nossos sentimentos. Enquanto isso, Aquário é o signo da inovação, da liberdade e dos grupos. Com essa junção, mudanças certamente virão à tona para trazer um toque de novidade ao campo amoroso. "Quando Vênus transita por Aquário, nossa maneira de demonstrar afeto e de nos relacionarmos evoca amizade, parceria, abertura e diálogos transformadores", diz.

Para além dos relacionamentos amorosos, Vênus também fala sobre as relações materiais e comerciais. Em Aquário, o planeta vem pedir para que a nossa relação com o que consumimos também seja repensada. Sara conta que o senso de responsabilidade do coletivo será somado à influência inovadora de Urano, que rege Aquário, nesse aspecto. Os signos mais favorecidos serão os de elemento Ar e Fogo. Enquanto os menos favorecidos serão dos elementos Água e Terra.

"Existem 3 palavrinhas mágicas quando tratamos de aquário: coletividade, criatividade e inovação. Com esse trânsito, as transações comerciais devem ser repensadas em cima de um conceito de responsabilidade social, principalmente em relação aos valores das coisas. Como a sociedade está amparada financeiramente? Há meios de lidarmos conscientemente com nossas matérias primas?", questiona.

Amor mais livre

É normal, portanto, que durante esse trânsito, todos nós tenhamos o desejo de ter mais liberdade e de expressar nosso amor de maneiras diferentes. O otimismo brindará o setor afetivo com a vontade de compartilhar nossos sentimentos de maneira mais universal e sem posse ou apego. A astróloga aposta que, para os relacionamentos mais tradicionais, paradigmas podem ser superados e conversas francas adiadas poderão acontecer tranquilamente.

"Já os solteiros, independentemente do signo do zodíaco, poderão repentinamente se sentir atraídos por pessoas fora de seu perfil habitual, que serão exóticas, excêntricas ou altamente independentes. Em geral, devemos nos sentir mais sociais e ansiosos para nos conectarmos com nossos semelhantes", entrega Sara.

Agora, se o assunto são as relações que já não fazem mais sentido, Vênus em Aquário trará uma liberdade para reformular o que não está bom ou encerrar parcerias que não são mais proveitosas. Sara lembra que o tema principal é a libertação, por isso o trânsito pode trazer aqueles pensamentos que nos fazem repensar onde estamos indo e com quem.

Para fortalecer relacionamentos adormecidos pela rotina ou monotonia do dia a dia, a dica é quebrar a rotina. "A vontade de fazer algo novo e de encontrar uma maneira mais excêntrica de demonstrar afeto será bem-vinda!"

Consumir e comunicar com consciência

A astróloga destaca um posicionamento importante que se alia a Vênus em Aquário que é Mercúrio retrógrado. Com isso, a maneira de nos comunicarmos e vivenciarmos esse contexto inovador tenderá a reavaliações. Por isso, Sara indica prestar mais atenção com a maneira que nos comunicamos no cenário das relações.

Já em 5 de fevereiro, Vênus estará em conjunção com Saturno em Aquário. "Quando Vênus (planeta dos relacionamentos) se cruza com Saturno (planeta dos negócios), somos apresentados a novos parceiros de negócios ou oportunidades. Estaremos muito visíveis no sentido profissional. É um ótimo dia para fazer networking e se colocar por aí.", aconselha a astróloga.

Além disso, na Lua nova do dia 11 de fevereiro, Vênus estará em conjunção com Júpiter em Aquário, sinalizando um dia muito social e agitado, que nos dará tanta energia que podemos sofrer com insônia, ansiedade ou agitação.

Por fim, no dia 12, Mercúrio retrógrado estará em conjunção com Vênus. "Sempre que Mercúrio forma conjunção com outros planetas durante uma retrogradação, ele recebe um apoio muito necessário. Neste caso, Vênus fornece suporte social e financeiro, além de facilitar conversas difíceis e a resolução de conflitos."