Topo

Natal e Réveillon: a tradição de fim de ano que tem mais a ver com signos

Esses eventos simbolizam esperança, fé e possibilidades de realização e concretização de desejos e sonhos - Getty Images
Esses eventos simbolizam esperança, fé e possibilidades de realização e concretização de desejos e sonhos Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Universa

24/12/2020 04h00

A pandemia pode ter jogado um balde de água fria sobre as comemorações de fim de ano, mas isso não significa que as pessoas vão deixar de celebrar o Natal e o Ano-Novo de maneira mais comedida. Afinal, tais rituais de passagem são celebrados desde os primórdios da humanidade, como bem lembra a astróloga Paula Bueno Brandão.

Esses eventos simbolizam esperança (tão necessária hoje em dia, correto?), fé e possibilidades de realização e concretização de desejos e sonhos. "Sendo assim, mesmo com toda a evolução e avanço tecnológico, comemorar momentos especiais fazem parte da vida", argumenta a especialista.

Como Paula explica, alguns signos são mais ligados a rituais, enquanto outros, às tradições, de acordo com determinadas características. Via de regra os signos de Água (Câncer, Escorpião e Peixes) são considerados os mais místicos do zodíaco, enquanto os de Fogo (Áries, Leão e Sagitário) levam o título de mais animados e dispostos a encarar qualquer comemoração.

"É importante observar também o ascendente e o signo da Lua, que igualmente influenciam no comportamento e escolhas pessoais", pontua a astróloga.

A seguir, ela conta a preferência de cada signo, quando o assunto envolve as tradições de Natal e Réveillon.

O que cada signo faz questão no fim de ano

Áries

O primeiro dos signos acredita que encontrar o caminho para os desejos pessoais está nas próprias mãos. Essa autonomia (vista por outros como autossuficiência) faz com que o nativo de Áries não seja tão aficionado por rituais e celebrações. Apesar de participar dos eventos de fim de ano, para ele, o que importa é contar com seu poder de decisão.

Touro

Regidos pelo planeta Vênus, os nativos de Touro são amorosos e gostam de estar com as pessoas que amam. Ter a oportunidade de agradar os demais com afeto e mimos é algo especial para o taurino e, por isso, ele tende a se envolver muito com o Natal, ocasião em que pode celebrar e comemorar com quem ama.

Gêmeos

O terceiro signo do elemento Ar valoriza muito os encontros. Entrentanto, não se apega a uma ou a outra comemoração. O que é indispensável, para ele, é que tais eventos permitam a troca de informações e de contatos com pessoas especiais, não importando muito a razão da festa.

Câncer

Os cancerianos são extremamente ligados à familia e tudo aquilo que envolve a casa e parentes mais próximos. Para eles, celebrações como o Natal, que reúnem todos os parentes, têm um significado especial. Por isso, se dedicam tanto à preparação, desde a escolha dos presentes para cada um dos convidados até os enfeites da casa - enxergam nisso um ato de carinho e uma maneira de expressar proteção.

Leão

Já os leoninos adoram estar rodeados pelos amigos e celebrar a vida, seja em uma ceia de Natal ou numa comemoração de Ano-Novo. Como são muito generosos, eles não abrem mão de presentear. Também gostam de receber agrados dos outros - o que, para eles, é sinal de que são queridos pela família e amigos.

Virgem

Para os virginianos, não apenas as celebrações como também os rituais são importantes, já que se revelam uma maneira de se conectar com suas raízes e antepassados. Os nativos do signo também se revelam um pouco supersticiosos e, por isso, não deixam de realizar as muitas simpatias tradicionais de virada de ano.

Libra

Nas festas de fim de ano, o que mais importa para um libriano é estar cercado pelos amigos. Poder estar com pessoas queridas, seja no Natal, Réveillon ou qualquer outra data comemorativa é importantíssimo na visão do signo. O que vale para a turma de Libra é a oportunidade que tais ocasiões proporcionam para encontros alegres e descontraídos.

Escorpião

Por ser o signo mais místico do zodíaco, Escorpião sempre recorre a rituais em diversas ocasiões e não poderia abrir mão deles nas festas de fim de ano - mesmo que alguns sejam segredos guardados a sete chaves. O nativo, aliás, é fonte de dicas infalíveis para quem quer começar o novo ano com o pé direito.

Sagitário

Também signo de Fogo, Sagitário adora uma comemoração, principalmente ao ar livre. Para o sagitariano-raiz, festa boa é aquela com cardápio farto, com comidas e bebidas à vontade. Por ser regido pelo planeta Júpiter, o nativo do signo pode sofrer influência para cometer excessos nas experiências gastronômicas e etílicas.

Capricórnio

Por ser um signo ligado às tradições, o capricorniano vê bastante importância ao dar continuidade às comemorações feitas pela família ao longo dos anos. Por isso, o Natal é uma ocasião que merece ser festejada, tendo à mesa pratos cujas receitas vêm sendo preparadas há várias gerações.

Aquário

O signo (e, consequentemente, o nativo) de Aquário tem a capacidade de atrair pessoas e tribos diferentes. O aquariano não se apega às tradições de uma celebração, mas vê a ocasião como chance de se entrosar e ampliar seu círculo de relacionamentos.

Peixes

Assim como os escorpianos, quem é de Peixes é bastante ligado a assuntos místicos. Além disso, o pisciano se revela extremamente sensível e costuma recorrer aos rituais como proteção, guiados pela apurada intuição. Ele faz isso por se sentir vulnerável e suscetível às influências negativas.