Topo

Tá todo mundo esgotado! Conheça maneiras de aumentar a energia

Incensos, cristais e óleos essenciais podem ajudar a espantar o desânimo - Denis Oliveira/Unsplash
Incensos, cristais e óleos essenciais podem ajudar a espantar o desânimo Imagem: Denis Oliveira/Unsplash

Claudia Dias

Coleboração para Universa

19/12/2020 04h00

Se tem alguém que está com pique total nesse fim de ano imprevisível é exceção da exceção. O 2020 exigiu demais de todo mundo e, não à toa, é difícil encontrar quem não esteja esgotado. Nessas horas, vale apostar em todo tipo de recurso para dar uma recarga na energia.

É o que indicam a mística e espiritualista Kélida e a sensitiva Marcia Fernandes, que ensinam maneiras de espantar o desânimo. Confira!

Óleos essenciais

Eles revigoram e ativam o bem-estar no sistema nervoso central, segundo a especialista Kélida. Três boas indicações são os óleos de capim-limão (energizante, restaurador e estimulante), laranja doce (relaxante, antidepressivo e hidratante) e olíbano (revitalizante, relaxante e tônico)

Segundo a mística, eles podem ser usados em escalda-pés. Para tanto, numa bacia, coloque 1 litro de água morna e adicione 3 gotas da essência escolhida. Depois, é só deixar os pés até que a água esfrie.

Incensos

São igualmente úteis para relaxar e aumentar a energia pessoal. Além disso, o custo-benefício é fator favorável. Três sugestões de Kélida são: citronela, pitanga e patchouli, todos com características revitalizantes, além de apresentarem aromas bem agradáveis.

Oração

A sensitiva Márcia Fernandes indica a prática de orações, que não precisam, obrigatoriamente, serem conhecidas. "Conversas com Deus, falando através do coração, ajudam a aumentar a energia", comenta. Em todo caso, os salmos 66 e 91 vêm a calhar.

Banho de ervas

Também revigorantes, os banhos de ervas proporcionam uma dose extra de energia. O de alecrim, por exemplo, é excelente tanto para energização quanto contra estresse, segundo Kélida.

Basta adicionar meio maço de alecrim a água morna, deixar esfriar e, quanto terminar o banho diário, jogar do pescoço para baixo. "Se quiser, pode adicionar erva de aroeira, que também é ótima para retirar toda negatividade e energizar", diz.

Água e reza

Outra alternativa que envolve água, de acordo com Márcia Fernandes, é rezer sete vezes a oração Salve Rainha, segurando um copo com água na mão.

Depois, a água deve ser colocada em uma jarra, completando com mais líquido até quase atingir a borda. "É melhor fazer essa benção da água às segundas ou quartas-feiras", diz. O indicado é bebê-la ou usá-la para cozinhar alimentos durante o dia.

Limpeza da casa

Márcia lembra que uma casa desarrumada e cheia de tralhas também impacta fortemente na energia dos moradores. Para mudar isso, ela sugere que sejam doados todos os itens que não são mais usados. "Coisas que não têm utilidade, guardadas embaixo da cama, atrapalham o sono", exemplifica.

Cristais

Espalhar cristais pela casa também ajuda. "Eles trazem uma energia astral muito importante", frisa Kélida. O quarto azul, por exemplo, deixa a mente mais livre para relaxar, enquanto a turmalina negra bloqueia ataques energéticos, o citrino (cristal da prosperidade e sucesso) aumenta a força pessoal e a ametista estimula a energia vital.

Terra

Toda vez que o cansaço bater forte, Kélida sugere procurar um local aberto, onde seja possível ajoelhar sobre a terra e colocar ambas as mãos, com as palmas viradas para baixo. Ali, diga: "Mãe terra, absorva e retenha todo (descreva o que está sentindo) e me restabeleça com plenitude". A prática também pode ser aplicada para tristeza e até dores no corpo e ser feita em qualquer horário, sempre que desejar.

BÔNUS: se estiver na praia ou próximo de uma cachoeira, aproveite para um mergulho, que é a melhor indicação para combater o esgotamento físico e mental, segundo Kélida.