Topo

Ruivo doce de leite: tom iluminado é tendência para 2021

O tom da vez é democrático e sutil - Arquivo pessoal
O tom da vez é democrático e sutil Imagem: Arquivo pessoal

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

03/12/2020 04h00

Do pêssego ao vermelho profundo, as nuances avermelhadas seguem em alta: é um símbolo de mudança para mulheres que buscam um visual ousado. Não é à toa que tons novos e mais modernos andam bombando nos feeds do Instagram.

O tom da vez é mais democrático, com aspecto natural e sutil. Apelidado de ruivo doce de leite, essa cor é uma versão nude com tons de marrom, matte e dourado. "É uma cor discreta, uma tonalidade nem muito quente, nem muito fria. Dentro da cartela de cores de ruivos, o doce de leite é o mais suave", diz o cabeleireiro e visagista Naldo Ariévillo, da Fábrica de Ruivos, em Boa Vista.

Thuany Fernandes - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Thuany Fernandes foi loira por 12 anos. Aos 30, resolveu ficar ruiva
Imagem: Arquivo pessoal

Essa nuance conquistou a instrutora de maquiagem Thuany Fernandes, da capital roraimense. No ano passado, após 12 anos sendo loira e depois de muitos meses buscando referências, tomou coragem para a mudança ao ver um ruivo doce de leite na timeline de seu Instagram. "A vantagem do ruivo é que não é preciso ficar presa na mesma cor. A cada retoque eu busco um tom um pouco diferente", diz.

Ruivo neutro

Julia Lira - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A influencer Julia Lira já havia experimentado vários tons de ruivo: "Esse tem mais a ver comigo hoje"
Imagem: Arquivo pessoal

O doce de leite combina tanto com os fios lisos de corte médio de Thuany, quanto com os cabelos cacheados da influencer Júlia Lira. Aos 21 anos, a pernambucana elegeu a versão matte como forma de equilibrar a textura dos cachos, o tom de pele morena e a cor dos fios. "Eu já tinha experimentado o ruivo em várias nuances e estava com vontade de escurecer o tom. Acho que tem muito mais a ver comigo hoje em dia", contou.

O visagista Naldo Ariévillo acredita que este é o grande trunfo deste tipo de ruivo: sua tonalidade mais sóbria vai bem com todos os tipos de cabelo e combina com todos os tipos de pele - da branca à negra. "O que muda é a forma de aplicação, dependendo da tonalidade natural ou da coloração dos fios", diz.

Quer aderir?

Gleici - doce de leite - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
O tom final vai depender a cor base dos seus fios
Imagem: Reprodução Instagram

A cor base do seu cabelo pode influenciar no resultado final do seu ruivo, seja a cor natural ou tingida.

Dependendo da intensidade de melanina nos fios, o processo de coloração pode revelar pigmentos diferentes. Isso significa que mesmo cabelos loiros, castanhos claros ou ruivos, por exemplo, podem não atingir esse tom com a aplicação direta da tintura nos fios.

"É preciso realizar uma limpeza do tom com descoloração, até chegar na base de clareamento 8, para então aplicar o tom", afirma Olivier Costa, especialista em coloração do Studio VIP, no Rio de Janeiro (RJ).

No caso dos cabelos escuros, é preciso realizar um pré-procedimento mais intenso para retirar o excesso de melanina e preparar os fios antes de seguir com a coloração. Seja apenas na raiz ou na extensão das madeixas. "Os cabelos escuros demoram mais para chegar neste tom. E se os fios estiverem numa coloração severa, com tintura preta, não consegue alcançar essa nuance doce de leite", completa Ariévillo.

Como manter seu ruivo em dia

Julia - doce de leite - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
No verão, os cuidados de manutenção da cor precisam ser redobrados
Imagem: Reprodução Instagram

Não é incomum que o ruivo desbote: cada vez que você lava o cabelo, a tendência é que a tonalidade vibrante desapareça aos poucos. Por isso, retoques periódicos são fundamentais para manter a cor uniforme por mais tempo. Outro truque é usar máscara matizadora para um resultado duradouro.

O cabelo da influencer Julia Lira não desbota muito. "Uso shampoos e condicionadores que protegem a cor e tonalizantes para intensificar a cor a cada 20 dias", diz. "Geralmente retoco a raiz com 40, 45 dias. Costumo fazer em casa com a ajuda de alguém para não manchar", revela.
Thuany Fernandes também costuma retocar o ruivo a cada 40 dias, quando a raiz já está com mais de 1 cm. "Não faço matização porque gosto de todas as etapas do ruivo, todas as nuances, inclusive o desbotado", diz.

Assim como outros tons de ruivos, o doce de leite exige manutenção para manter a aparência viva. Escolher shampoos e condicionadores apropriados para cabelos coloridos é um deles. Seguir um cronograma capilar também ajudará a manter os fios saudáveis.

"Além disso, invista em finalizadores com proteção térmica e filtro solar", recomenda o especialista em coloração Olivier Costa.

No verão, o cloro e a praia aceleram o desbotamento dos fios. Oliver Costa recomenda lavar os fios com água mineral ao sair do mar ou piscina, usar boné ou chapéu durante a exposição ao sol e, até mesmo, espaçar a higienização dos fios usando shampoo seco na raiz.