PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Vinagre de maçã e fronha de cetim: seis influenciadoras dão dicas de cabelo

Natália Eiras

Colaboração para Universa

19/11/2020 04h00

Consumir e criar conteúdos de moda e beleza faz com que influenciadoras criem um repertório invejável de truques de como manter o cabelo saudável ou bem acabado. Truques que, muitas vezes, não estão nas revistas ou nas reportagens, mas que podem salvar um pouco o seu bolso ou seu tempo na hora de sair de casa.

Confira os "pulos do gato" que seis influenciadoras aprenderam ao longo do tempo e que também podem ser úteis para você:

Bruna Rosa - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Bruna Rosa (@bruna_rosa_) — Use cabelo sujo para penteados mais bonitos

Quando Bruna Rosa lavava o cabelo todos os dias, ela percebia que os fios ficavam mais fracos e os penteados, como trança e rabos de cabelo, demoravam a ficar no lugar. "Os fios iam escapando, ia passando mais produto para deixá-los no lugar e o cabelo ficava esquisito." Na medida em que ela foi parando de lavar o cabelo todos os dias, percebeu que os penteados ficavam mais bonitos. "Os fios ganham corpo e, por isso, não precisava de tanto produto para ficar no lugar". De acordo com Bruna, a receita perfeita é usar pó de volume no primeiro dia e, no segundo, aproveitar os resíduos do produto e da oleosidade natural dos fios para fazer o penteado. "Aí ele fica perfeito! Consigo fazer trança e rabos de cavalo com mais facilidade, já que os fios não ficam mais tão finos e escorregadios."

Niina Secrets - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Niina Secrets (@niinasecrets) — Não penteie o cabelo para evitar quebra dos fios

Em um vídeo em que ensinava truques para ter cabelos loiros mais bem tratados, Niina Secrets deu uma dica inusitada: deixar de pentear o cabelo a todo momento. "Eu só desembaraço meu cabelo no banho ou depois do banho, quando ele está molhado", falou a influenciadora. "É que ao pentear o cabelo seco, ele pode quebrar todinho. Deixando de fazer isso, ele cresce mais bonito e mais forte." Quando Niina sente que o cabelo está com muitos nós, elas usa os próprios dedos para desembaraçá-lo.

Ana Sofia Bolina - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Ana Sofia Bolina (@anasofiabolina) — Vinagre de maçã e água gelada ajudam a manter cor de cabelos coloridos

Com o cabelo rosa vibrante, Ana Sofia Bolina lança mão de um truque que funciona para qualquer pessoa que tenha cabelo colorido, seja ele em cor fantasia ou não: o uso do vinagre de maçã. "Ele sela as cutículas dos fios e, quando elas estão fechadas, o pigmento dura mais no cabelo", fala. A receita de Ana é simples: "Coloco uma colher de sopa de vinagre de maçã misturada em duas ou três de máscara de tratamento. Lavo o cabelo com shampoo, tiro bem a água e aplico a misturinha. Deixo agir por três minutos e, depois, passo um condicionador bem cheiroso para que não sobre o odor de vinagre." Evitar banhos muito quentes também aumenta a durabilidade da cor. "A água quente também abre as cutículas do fio. Por isso, é interessante que, no fim do banho, você passe um pouco de água fria no cabelo, porque ela sela os fios e dá um brilho bem bonito aos fios."

Tabita Tonin - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Tabita Tonin (@tabitonin) — Use uma touca ou faixa de cabelo para deixar franja no lugar

Tabita Tonin ama a franja que tem, mas por muito tempo ficou infeliz com o acabamento que ela tinha após lavar o cabelo. "Nunca fui muito fã de secador e ela acabava não ficando no lugar." Para evitar o uso do aparelho e, ainda assim, curtir a franja, a criadora de conteúdo começou a usar uma touca ou faixa de cabelo para finalizar o corte. "Penteio a franja. Nos dias mais quente, deixo o cabelo secar naturalmente. Em dias mais frios ou à noite, seco com secador de cima para baixo e modelo as extremidades da franja. Depois, coloco a touca e deixo por, no mínimo, 15 minutos." O truque é para evitar que você canse o braço usando uma escova para modelar a franja e possa usar essa pausa em que usa a touca para se maquiar ou fazer outros afazeres. "Foi uma maneira que descobri de evitar o secador e ainda assim ter o cabelo finalizado."

Jessica Lapenna - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Jessica Gomez Lapenna (@jelapenna) — Umectação para cabelos danificados

A criadora de conteúdo Jessica Gomez Lapenna ama manter o cabelo com luzes. O procedimento pode, no entanto, danificar os fios. Para mantê-los sadios, ela compartilhou com seus seguidores uma umectação que costuma fazer uma vez por semana em casa. "Misturo um pouco de óleo de coco, um pouco de azeite de oliva extra-virgem e óleo de rícino", mostrou a criadora. Depois, ela passa a mistura na metade até as pontas do cabelo. "E deixo agir de duas a quatro horas". Após a pausa, Jessica lava o cabelo no banho. "Tem que lavar bem, para não deixar nada do óleo." Uma lavagem mais profunda evita que os fios fiquem pesados e oleosos. Jessica também recomenda evitar o uso do secador, porque, se houver resquícios de óleo no cabelo, os fios podem ficar danificados. "Este é um tratamento para fazer em casa, em um dia que você não vai sair." De acordo com a criadora de conteúdo, a umectação salvou os fios dela após eles ficarem muito danificados por conta das descolorações. "É o melhor tratamento para tudo!"

Carla Nascimento - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Carla Nascimento (@faltouacucar) — Fronha ou lenço de cetim para manter cachos bonitos

De acordo com a criadora de conteúdo Carla Nascimento, manter os cachos bonitos por mais tempo, adiando uma finalização trabalhosa, é fácil. Basta você investir em uma fronha de cetim ou adotar o lenço de cetim como seu look de ir para cama. "É que esse tipo de produto evitar que os cachos desfaçam e evita o frizz", fala. Quando usa a fronha de cetim, Carla costuma dormir com o cabelo "para cima", sem deitar por cima das madeixas. "Porque assim você não ficará rolando por cima dos seus cachos". Se for um dia em que ela está muito cansada e sabe que vai acabar se mexendo muito na cama, a criadora de conteúdo faz um coque bem largo e amarra um lenço de cetim por cima, para proteger os fios. "Este é um truque que sugiro para as pessoas que não gostam muito de frizz e que querem acordar prontas, sem precisar passar um tempo passando mais produto para revitalizar os cachos."

Beleza