Topo

Filtro de Instagram ensina mulheres a realizar autoexame em casa; conheça

Recurso explica quais alterações nos seios podem ser sinais de alerta, como inchaço, vermelhidão, surgimento de caroços e mudança no formato do mamilo - iStock
Recurso explica quais alterações nos seios podem ser sinais de alerta, como inchaço, vermelhidão, surgimento de caroços e mudança no formato do mamilo
Imagem: iStock

De Universa, em São Paulo

21/10/2020 18h26

No Outubro Rosa, mês de campanha para a prevenção do câncer de mama, a Johnson & Johnson lança um filtro especial no Instagram para incentivar mulheres a tocar os próprios seios e conduzi-las no passo a passo do autoexame, que é feito em casa.

Funciona assim: uma vez que o filtro é ativado, a tela do celular vira um espelho; então, basta se posicionar em frente à câmera frontal que uma animação guiará os movimentos corretos em cada local da mama.

O recurso explica quais alterações nos seios podem ser sinais de alerta, como inchaço, vermelhidão, surgimento de caroços e mudança no formato do mamilo.

"É importante ressaltar que o procedimento não substitui a avaliação médica e os exames como a mamografia, mas representa um passo relevante para o diagnóstico precoce, especialmente em uma época em que a ida aos consultórios caiu, em função da pandemia", destaca Ricardo Wolff, vice-presidente de Estratégia e Marketing da Johnson & Johnson Consumer Health.

App autoexame - Divulgação/Johnson & Johnson - Divulgação/Johnson & Johnson
Imagem: Divulgação/Johnson & Johnson
App autoexame - Divulgação/Johnson & Johnson - Divulgação/Johnson & Johnson
Imagem: Divulgação/Johnson & Johnson

Embora funcione dentro do Instagram, essa ferramenta não permite a gravação ou o compartilhamento de conteúdo para garantir a segurança e privacidade das mulheres — se a usuária tentar gravar o exame, verá uma mensagem automática informando que não é possível executar essa função. O Instagram também não registra as imagens nem armazena dados.

O filtro é parte da campanha #VamosCuidar, da Johnson & Johnson, e está disponível no perfil @jnjbrasil.

"Nossa missão é levar a ciência e a inovação da Johnson & Johnson para o dia a dia das pessoas, para que elas possam cuidar de si e dos demais em seu entorno. Esse valor, que nos guia no desenvolvimento de produtos, nos direcionou para aplicar a tecnologia a serviço das mulheres, para que possam se cuidar, sem dúvidas de que estão fazendo no modo correto", declara Wolff.