PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Cabelo colorido, como de filtro do Instagram: dá para fazer igual em casa?

Carolina Dieckmann colocou filtro do Instagram e apareceu com fios coloridos aos seguidores - Reprodução/Instagram
Carolina Dieckmann colocou filtro do Instagram e apareceu com fios coloridos aos seguidores Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa

04/10/2020 12h53

Há pelo menos sete meses, quem está respeitando o isolamento social se divide em dois grupos: o das pessoas que estão vendo o cabelo crescer livremente, mostrando raiz sem retoque, e o das pessoas que resolveram fazer por conta própria alguma modificação nos fios.

No Instagram, o filtro de cabelos coloridos — usado por famosas como a atriz Carolina Dieckmann — pode servir de inspiração para quem está na empolgação de mudar o look na quarentena. Mas, dá para deixar o cabelo colorido assim, pintando em casa? Universa traz alguns macetes para que a experiência fique mais fácil.

Pintar o cabelo de colorido, como do filtro do Instagram, em casa

Rosa, verde, lavanda, cinza. Trocar a cor do cabelo ficou, de fato, mais simples com o filtro no Instagram. Se você quer levar a transformação para a "vida real", seguem algumas dicas. Se a mudança for muito radical, ou seja, se não for apenas um retoque ou se você nunca fez esse processo, vale a pena combinar uma consultoria com seu cabeleireiro — pode ser por telefone ou videochamada — para que você siga as etapas corretamente.

Escolha o produto

É possível usar tonalizante, que tem efeito temporário, ou tintura. O primeiro já vem pronto, é só aplicar nos fios. Já a tintura precisará ser preparada (separe um potinho e o pincel).

Leia o rótulo

Além de confirmar os componentes da coloração, é no rótulo do produto que constam o tempo de ação e como ele deve ser aplicado. Siga rigorosamente o que for informado pela marca.

Descolorir em casa

Quem tem fios mais escuros precisará passar pela fase de descolorir o cabelo. Aqui, cabe um alerta da dermatologista Andrea Frange. "Ao tirar o pigmento do cabelo, alteramos a estrutura do fio, que perde sua fibra de sustentação. Com isso, ele fica mais fino e suscetível à quebra."

Assim, primeiro, faça um teste em uma pequena mecha na parte de trás do cabelo, antes de colocar a mistura de pó descolorante e água oxigenada (entre 20 a 40 volumes) em todos os fios. A resposta dos seus cabelos dirá se você pode passar a tintura em seguida: se o fio ficar elástico, finos ou sofrerem corte químico, não tente passar a tintura, que pode danificar ainda mais o cabelo.

É possível que você precise descolorir o cabelo mais de uma vez. Por isso, vale aplicar uma máscara de hidratação, deixar um tempo e ver o resultado. Se o cabelo ficou amarelado, ok, vá para a coloração. Se não, coloque o descolorante de novo. Respeite esse "tempo de pausa".

Certifique-se com um profissional de beleza se é seguro fazer esse procedimento em casa. Caso ele não recomende, vale a pena esperar e, quando se sentir segura, recorrer à ajuda profissional.

Hora de aplicar a tintura

Espalhe o tonalizante com o bico aplicador ou a tintura com um pincel, do couro cabeludo para as pontas. Depois, use as mãos para espalhar o produto de cima para baixo. Siga o tempo de ação indicado pela marca e, de dez em dez minutos, repare na coloração dos fios e confira se já chegou no resultado desejado.

Cuidados ao pintar o cabelo em casa

Entre os acessórios que você precisará ter em mãos estão pincel e potinho para mistura, luvas e capa para proteger mãos e roupa, toalha velha para secar o cabelo após o primeiro enxágue pós tintura.

Dica: faça a coloração com o cabelo sujo, pois a oleosidade dos fios funciona como proteção aos fios. Para não machucar a pele do rosto, passe na altura da raiz um pouco de gel de cabelo ou condicionador.

Após o procedimento, e com os cabelos coloridos, é recomendado manter hidratação com máscaras ou ampolas duas ou três vezes na semana. Máscaras de queratina são indicadas a cada 15 dias.

Cabelos coloridos: inspiração

Veja algumas cores de cabelo para se inspirar:

Com informações de
Cabelos coloridos: passo a passo perfeito para fazer em casa e mudar o look e Coloração dos fios em casa? Rodrigo Cintra dá 7 dicas para não errar

Beleza