Topo

Amor próprio é 'um mini-protesto' em sociedade machista, diz Ocasio-Cortez

Alexandria Ocasio-Cortez revelou sua rotina de beleza para a "Vogue" - Reprodução/YouTube
Alexandria Ocasio-Cortez revelou sua rotina de beleza para a 'Vogue' Imagem: Reprodução/YouTube

De Universa, em São Paulo

26/08/2020 09h07

Alexandria Ocasio-Cortez definiu o ato de amar a si mesma como "radical" enquanto revelava a sua rotina de beleza em um vídeo para a "Vogue". A deputada norte-americana explicou como o amor próprio é a chave para o dia a dia de qualquer mulher.

A nossa cultura é tão predicada em diminuir as mulheres, e atacar a nossa autoestima, que é um ato radical -- quase como um mini-protesto -- amar a si mesma em uma sociedade que sempre está dizendo que você não está no peso certo, ou sua pele não é da cor certa, qualquer coisa que seja. Quando você se levanta e diz: 'Quer saber? Você não pode tomar essa decisão, só eu posso', é algo muito poderoso."
- Alexandria Ocasio-Cortez sobre autoestima

A deputada adicionou, no entanto, que nada disso impedia as mulheres de "se divertirem um pouco" com a maquiagem.

"A feminilidade tem poder. Na política, há muita gente que fica criticando os detalhes de como as mulheres, e as pessoas femininas no geral, se apresentam", disse.

Em Washington, existe essa ideia falsa de que, se você se importa com maquiagem, se você se interessa por beleza ou moda, você é frívola. Mas na realidade eu acho que essas decisões [como se maquiar e como se vestir] são algumas das mais importantes que tomamos -- e as tomamos todas as manhãs."
- Alexandria Ocasio-Cortez sobre sua relação com a beleza na política

A rotina

No vídeo, Ocasio-Cortez mostrou tudo o que faz em uma típica manhã — ou ao menos em uma manhã na qual se sente "a fim de apresentar um visual mais glamoroso". "Tem dias que eu vou ao trabalho de cara limpa", admitiu.

A rotina começa com um tonalizante e um soro de vitamina C, além de uma base hidratante para o rosto e uma quantidade "generosa" de protetor solar. "Não dá para brincar com isso", aconselhou. A deputada é fã de produtos das marcas Nars e Estée Lauder.

Após aplicar um pouco de corretivo, ela passa o bastão de contorno facial da Fenty Beauty nas bochechas, na testa e na mandíbula. "Não estou tentando fazer uma metamorfose no meu rosto, só mostrar melhor o que eu já tenho", explicou.

Ultimamente, Ocasio-Cortez também se rendeu a um pouco de brilho nos olhos. "Eu resisti a isso, porque normalmente já não me levam a sério no Congresso... pensei que glitter não me ajudaria muito. Mas é o contrário: me dá confiança, e destaca os meus olhos", contou.

Ela finaliza o visual com a sua assinatura: os lábios vermelhos. Atualmente, ela usa o batom líquido Stila's Stay All Day, no tom "Beso", preferido por sua durabilidade. "Eu não tenho tempo de ir ao banheiro o tempo todo retocar", brincou a deputada.