PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Look "quarenteners"? Rodrigo Cintra dá dicas para alinhar o cabelo em casa

iStock
Imagem: iStock

Rodrigo Cintra

Colaboração para Universa

28/04/2020 04h00

O período de isolamento fez as pessoas terem uma missão desafiadora para as mulheres dentro de casa: cortar o cabelo dos filhos, aparar a própria franja e ainda tirar os fios desemparelhados e o volume do visual do namorado ou marido. Para espantar o look "quarenteners", com aquele ar de bagunçado e desalinhado, é preciso lançar mão de algumas técnicas.

Para você que quer salvar o visual, cuidado. Apesar de parecer muito simples resolver o problema em casa, cortar cabelos masculinos não é uma tarefa tão fácil, pode ser, inclusive, muito mais difícil do que alguns cortes femininos. Geralmente, os fios requerem técnicas específicas e que fazem total diferença no resultado, quando seguidas corretamente. Ficou curioso? Separei algumas dicas que vão dar uma aliviada no seu visual.

Muita gente acredita que usar o espelho para cortar o cabelo sozinha pode ser uma ótima ideia, mas geralmente acabamos virando o pescoço, olhando para o lado e o comprimento muda entre uma tesourada e outra. Você pode até tentar usar o espelho na parte da frente. Mas para cortar as laterais e a nuca, é melhor contar com ajuda.

Tire o volume

O volume que incomoda os homens está concentrado nas laterais e no pescoço. Para resolver esse problema, com a ajuda de um pente fino, comece molhando e puxando os fios das laterais para frente. Os cabelinhos que ultrapassarem a linha do nascimento, aqueles que ficam em excesso e desalinhados entre os demais, devem ser cortados rente à medida da maioria.

Para aqueles fios que passam da orelha, a dica é dobrá-la levemente para baixo e eliminar os cabelinhos com a pontinha da tesoura. Dessa maneira, você conseguirá esticar todo o fio e retirar o excesso corretamente.

Eu preciso da maquininha?

Com uma tesoura própria para corte já é possível resolver o problema do volume. Mas, para quem deseja dar um acabamento na costeleta com a maquininha, a dica é usar a orelha como um medidor. Se você seu companheiro gosta de uma costeleta maior, use o tragus (aba de cartilagem do ouvido localizada em frente ao canal auditivo) de parâmetro e faça o ajuste final abaixo dele ou acima. E, para ter o acabamento ideal na nuca, a dica é: levante o cabelo com o pente, sem mexer nos fios que estão nascendo e, novamente, só retire o excesso.

Mantendo a franja em dia

Para quem gosta de usar franja, a dica, especificamente para as crianças e mulheres, é sempre cortar úmido um dedo e meio abaixo da sobrancelha, pois o cabelo seco chega a encolher até dois dedos. Quando ela subir, faça os ajustes necessários. Dica valiosa: nunca corte com a tesoura reta, sempre com a pontinha, essa técnica proporcionará mais movimento para os fios.

Fios arrepiados

Mas, se você é do tipo que prefere arrepiar o topo e não tem franja, não arrisque. Qualquer ação nessa parte do cabelo poderá causar algumas falhas que só serão revertidas por um profissional, e quando tudo voltar ao normal.

Aposte nos finalizadores

Após eliminar o volumão, para estilizar o topo, já que o recomendado é não invadir a parte de cima nem com a tesoura e nem com a maquininha, conte com a ajuda de um gel ou uma pomada. Esses finalizadores poderão disfarçar o crescimento e proporcionar um penteado mais arrumado e definido, eliminando o aspecto desleixado e sem corte.

Beleza