PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

Homeschooling: como ajudar a criança de cada signo a estudar em casa?

Homeschooling tem formato diferente para criança de cada signo - FG Trade/Getty Images
Homeschooling tem formato diferente para criança de cada signo Imagem: FG Trade/Getty Images

Heloísa Noronha

Colaboração para Universa

17/04/2020 04h00

Em tempos de isolamento social, o ensino à distância, ou o homeschooling, se tornou mais um desafio a ser enfrentado pelas famílias. Considerando as características típicas da criança de cada signo, o astrólogo Julio Grobel conta como os pais podem auxiliar os filhos nos estudos. Dica: vale ler também os traços do ascendente.

Crianças em casa: como ensinar a cada signo

Signos de fogo (Áries, Leão e Sagitário) e ar (Gêmeos, Libra, Aquário)

Têm personalidades mais expansivas e que necessitam de movimento e dinamismo. Essas crianças mais ativas e que precisam liberar energia podem sofrer mais com o tédio na quarentena. Incentivar o contato social com os amigos, ainda que por chamadas de vídeo, será bem saudável.

Áries

Tarefas que exigem alto nível de concentração são normalmente desafiadoras para os pequenos arianos. Esse signo precisa de movimento e curte quando se vê "provocado", sentindo que precisa vencer. Transformar as tarefas em algum tipo de jogo pode ser um bom estímulo, ainda mais se os pais usarem a criatividade na recompensa. Leve também movimento no consumo da informação usando os recursos virtuais a seu favor: vídeos, aula on-line interativa, jogos, etc.

Leão

Leão funciona na base da recompensa e dos méritos. Assim, é importante reconhecer o esforço da criança, por mais que ele não tenha sido satisfatório. Isso eleva a autoestima e a vontade de continuar estudando. A quarentena pode ser especialmente ruim para o aprendizado desse signo, que aprecia as interações sociais, portanto incentive com outras famílias o contato com os colegas: pode ser virtualmente ou, se possível, que estudem juntos em algum dia da semana.

Sagitário

Para saber como está o estudo de seu filho sagitariano peça que ele lhe ensine a matéria, mas nunca conteste a informação: questione e incentive a buscar outros dados e/ou a explorar mais o assunto. É nesse ponto que os recursos tecnológicos e a internet fazem toda a diferença. Usar essas ferramentas a favor do aprendizado da criança nascida sob o signo de Sagitário tornará o homeschooling uma experiência mais fácil.

Gêmeos

Esse é um signo que pode e deve estudar se divertindo. Invente uma brincadeira com a criança ou, melhor ainda, incentive-a para que a ideia parta dela. Caso contrário, não haverá muito envolvimento. É importante que a criança de Gêmeos tenha o domínio da situação. Uma sugestão que costuma dar certo é pedir para ela contar o que aprendeu e, a partir daí, fazer perguntas. Quando mais questionada e com o poder de resposta, maior a motivação.

Libra

Os pais de uma criança de Libra devem proporcionar um bom ambiente na casa para os estudos e sabem equilibrar muito bem as demandas da escola com os momentos de lazer. Pode ser difícil para os pequenos librianos encontrar uma distinção entre a hora de brincar e a de estudar. É bom usar a internet para que eles se conectem com os amigos da escola. Outra dica: a mãe ou o pai precisam estar presentes durante o processo. Libra aprecia uma companhia.

Aquário

É um signo que se vira bem sozinho, então deixe que a própria criança administre seu tempo. A tecnologia será uma aliada indispensável no aprendizado. Porém, em alguns dias que seu filho pode não querer estudar e aí fica difícil mudá-la de ideia. Deixar de castigo no quarto e proibir algo que ela goste, como jogar videogame, pode até adiantar na execução da lição, mas não necessariamente ela vai aprender. Deixe-a um pouco mais livre, mas cobre responsabilidade.

Signos de terra (Touro, Virgem e Capricórnio) e água (Câncer, Escorpião, Peixes)

O isolamento social não costuma ser um grande problema para esses signos, que desde a infância demonstram foco. O que eles mais lutam, na verdade, é com suas inconstâncias internas, por isso gostam de estar em um ambiente em que sintam segurança. Deixe que a criança escolha o lugar em que fica mais à vontade em casa para estudar.

Touro

O conforto para Touro é algo essencial. Trata-se de um signo que se dedica bem aos estudos em casa, mas que também pode pender para o lado preguiçoso. Nesses momentos, os pais precisam inserir um pouco de movimento nos estudos para que a criança não caia na displicência. Trabalhe com algum tipo de recompensa - coisas simples do dia a dia, como uma guloseima ou um jogo de tabuleiro em família - e Touro se dedicará arduamente para ter aquilo de que gosta.

Virgem

Você imagina que a criança de Virgem, o signo da ordem e do perfeccionismo requer um ambiente organizado e limpo para estudar, mas na prática não é bem assim que funciona. Na verdade, os virginianos se enfiam em qualquer lugar e se dedicam aos estudos. Veja o que funciona melhor para seu filho e não o pressione tanto, já que Virgem costuma se criticar muito. Apoie nos estudos, faça uma revisão ou ofereça ajuda com o dever quando sentir resistência.

Capricórnio

Mesmo as crianças menores trazem a bagagem madura e responsável do signo, portanto não costumam dar trabalho para executar alguma tarefa. O importante é deixar Capricórnio na dele, não ficar pressionando. Esse signo vai se isolar e fazer o que tiver que ser feito, mesmo sob tensão. Atenção: Capricórnio toma gosto pelo estudo quando se conecta com o conteúdo e quando ele faz sentido na prática. Uma boa forma de incentivar é mostrar a aplicação no dia a dia.

Câncer

Os sensíveis cancerianos precisam de uma rotina regrada para se dedicar aos estudos. O ideal é que os pais construam essa organização com a criança para que ela se sinta mais segura e, ao mesmo tempo, no controle. Outra recomendação do Zodíaco é buscar formas de aplicar o conhecimento que ela adquire com as lições da escola no dia a dia. É um signo que aprende bem com a prática.

Escorpião

Escorpianos costumam ser muito focados e determinados, mas quando o assunto em questão tem algum objetivo na vida deles.

É um pouco mais difícil uma criança entender esse conceito... Os assuntos que ela domina e de que gosta você não terá trabalho, já para os demais, terá que incentivar o gosto de fazer em prol de um objetivo maior. Vale mostrar o que se pode ganhar com os estudos, como se formar na profissão que ela sonha ter ou trabalhar e ter independência financeira.

Peixes

Esse signo costuma ter mais dificuldade de concentração e precisa realmente se envolver com os estudos de uma forma mais lúdica e até sensorial. Ver o conteúdo aplicado na prática através de uma brincadeira ou um experimento pode ajudar. Peixes gosta de usar a imaginação, por isso experimentar e colocar a mão na massa é uma boa forma de incentivar os estudos. Repassar a matéria para sentir segurança também é importante.

Alto Astral