Topo

Amarelo 'ativo' ou azul? Márcia Fernandes diz o que cores falam de você

puhhha/iStock
Imagem: puhhha/iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

14/03/2020 04h00

Talvez você nem desconfie, mas a cor que mais gosta pode revelar muito sobre sua personalidade. É o que garante a sensitiva Márcia Fernandes, levando em conta estudos de cromoterapia e de psicologia.

"A cor preferida diz muito sobre as características individuais e como nos apresentamos para os outros. Já se a pessoa tem uma segunda cor predileta, ela tem a ver com as metas pessoais e profissionais, quer dizer, aquilo que queremos para nossa vida", diz.

A seguir, Márcia conta particularidades de cada perfil, associadas à cartela cromática. Leia sobre as duas cores de sua preferência para saber o que seu gosto pessoal diz sobre você.

Cores preferidas: o que representa na cromoterapia

Amarelo

Quem prefere a cor amarela é alegre, otimista, sonhador, de mente ativa e criativa, que gosta de ajudar quem precisa e tem as ideias bem organizadas. Mas no fundo, se revela tímido e solitário em alguns momentos da vida. Também é mais ansioso e preocupado com o futuro do que deveria.

Azul

Generosidade, bondade, sinceridade e calma são características associadas a quem gosta muito de azul. Também é muito ligado à família e sensato, honesto, concentrado e prudente. Tende a ser muito (mesmo!) indeciso, tem posturas rígidas e se magoa facilmente. Não encara bem mudanças e detesta pessoas arrogantes.

Branco

Se o branco é a cor preferida, significa que a pessoa é serena, calma, sincera e tranquila, gosta das coisas mais simples e foge de conflitos e desentendimentos. É organizado, objetivo e que se adapta bem às mudanças que surgem à frente. Ama viver. Seu lado ruim: não se entrega aos outros e tende a ser egoísta.

Cinza

Quando o cinza aparece como primeira opção, significa que é alguém inseguro, com autoestima baixa e que não se autovaloriza. É carente e vive um momento de insatisfação com a vida, mesmo que não demonstre para os outros.

Laranja

A cor laranja está associada a pessoas de bom coração, generosas, que gostam de estar rodeadas por gente. Também está ligada a perfis divertidos, sensuais e cheios de energia. Quem usa muito laranja é alegre ou quer alegria para sua vida. O lado negativo é o de que tendem a ser materialistas e egocêntricos, além de dependerem dos outros para concretizar as próprias ideias.

Lilás

A turma que prefere o lilás geralmente é tranquilinha, bem calma, até o momento que alguém mexer com seu ponto fraco. Costuma ter uma devoção forte e é muito espiritualizado. O lado negativo do perfil é o caráter ambíguo. Em relação à saúde, sofre com dor de cabeça e enxaqueca com bastante frequência e é propenso a ter problemas com obesidade.

Marrom

Gosta do marrom? Isso demonstra que você é alguém que sabe administrar bem a grana, é alegre e entusiasmado com tudo o que faz. Não gosta de se envolver em problemas dos outros, sobretudo os emocionais, nem tem tempo para pessoas impacientes, imprudentes e insensatas.

Preto

Já quem prefere o preto tende a ser conservador, mas não aceita muito os padrões impostos pelos outros — o que acontece, por exemplo, com o casal Meghan Markle e Príncipe Harry, que agem assim por conta de seus signos. É reservado, não costuma compartilhar fatos sobre sua vida e curte a solidão em determinados momentos. Gosta de se destacar, mas sem chamar atenção. É teimoso.

A predileção pela cor preta pode ser interpretada como uma necessidade momentânea de ser mais introspectivo e se voltar para o autoconhecimento.

Rosa

Ter o rosa como cor preferida quer dizer que você tem um enorme coração e gosta de ajudar todo mundo ao seu redor. É alguém carinhoso, amoroso, fraterno, mas que tem muito medo da rejeição. Por isso, tem certa dificuldade de expressar todos os sentimentos.

Roxo

Se o roxo é a primeira aposta, mostra que a pessoa é muito observadora, que analisa tudo e todos, até o que passa despercebido pela maioria das pessoas. Costuma se irritar com facilidade e não esconde seu ponto de vista. Tem um lado forte associado às artes.

Vermelho

O vermelho está ligado a alguém carismático, dinâmico, ativo, cheio de energia, extrovertido, superativo.

Trata-se de uma pessoa que batalha muito pelo que quer, não vê problemas em mudar e enxerga toda oportunidade como um aprendizado. Tende a ser um líder nato e ama o poder. Revela forte desejo sexual, mas não é raro apresentar mudanças de humor e se lamentar demais. Ainda é impulsivo e costuma "explodir" quando se irrita com algo.

Verde

Quem é tranquilo costuma preferir o verde. Tende a ser sincero, gracioso e autêntico, gosta de estar com a família e adora conquistar. Mas como nem tudo é perfeito, tem um ego enorme e não sabe pedir desculpas. Ainda é interesseiro e sempre espera retorno por algo que faz, inclusive o que diz respeito a amizades.