Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Corrupção e mais: 5 cenas de Amor de Mãe que retratam o Brasil como ele é

Ana Bardella

De Universa

23/01/2020 04h00

Desde que foi lançada, a novela Amor de Mãe tem se destacado por cenas que não apenas são emocionantes, como também retratam problemas da sociedade brasileira tais como eles são. Relembre cinco vezes na qual a trama tocou em pontos sensíveis do país:

1. Violência contra a mulher

 Betina apanhou do ex-companheiro - Reprodução / TV Globo - Reprodução / TV Globo
Betina apanhou do ex-companheiro
Imagem: Reprodução / TV Globo

Betina, interpretada por Isis Valverde, sofria com os maus tratos do ex-companheiro, Vicente (Rodrigo Garcia). Em uma das cenas, ela é arrastada por ele para dentro do banheiro e leva uma surra. Como a personagem, muitas brasileiras já viveram situações semelhantes. No Brasil, é registrado um caso de agressão à mulher a cada quatro minutos, de acordo com o Ministério da Saúde. O dado só engloba aquelas que sobrevivem.

Além disso, nos anos de 2017 e 2018 foram registrados 2.357 feminicídios por dia. Isso significa que uma vítima é morta por ser mulher no país a cada oito horas. A maior parte dos crimes, como na novela, são cometidos por homens de convívio próximo, tais como namorados, maridos ou parentes.

2. Especificidades do processo de adoção

 Vitoria conversa com o filho e nega que irá devolvê-lo depois da adoção - Reprodução / TV Globo - Reprodução / TV Globo
Vitoria conversa com o filho e nega que irá devolvê-lo depois da adoção
Imagem: Reprodução / TV Globo

Muitos dos diálogos entre Vitória (Taís Araujo) e o filho Tiago (Pedro Guilherme Rodrigues) deixam o público emocionado. Desde o início do processo de adoção até os pequenos conflitos do dia a dia são retratados com cuidado na trama.

Com isso, a novela mostra o processo de adoção por dentro, tanto do ponto de vista da criança, quanto dos familiares envolvidos. Como Tiago já tinha mais que cinco anos e havia sido rejeitado por uma família, sua adaptação tem especificidades. Ele demora para confiar nos adultos e sente medo constante de voltar ao abrigo.

O número de inscritos no Cadastro Nacional de Adoção que se dizem abertos para adotar uma criança com 5 ou mais anos tem subido com relação aos anos anteriores — o dado é da Corregedoria Nacional de Justiça. Em 2019, 46% dos pais aceitariam a adoção tardia. Dez anos antes, o número era 30%.

3. As dores das mulheres negras

Camila fez um desabafo emocionante para Lurdes - Reprodução / TV Globo - Reprodução / TV Globo
Camila fez um desabafo emocionante para Lurdes
Imagem: Reprodução / TV Globo

Na internet, a cena em que a personagem Camila (Jéssica Ellen) desabafa com Lurdes (Regina Casé) no hospital depois de ter sido atingida por uma bala foi reproduzida diversas vezes e impulsionou debates a cerca de temas como machismo e racismo.

Na conversa com a mãe, a professora chora ao dizer que não suporta mais ser uma mulher forte: devido às suas condições financeiras, de gênero e de raça, ela sente que precisa demonstrar ser inabalável, mesmo nos momentos em que se sente mal. Como resposta, Lurdes, que trabalha como faxineira, diz que as mulheres de hoje precisam ser fortes para que as de amanhã possam fraquejar.

Fora das telas, mulheres negras e enfrentam diferentes tipos de dificuldades. Pesquisas apontam que, no Brasil, elas são as mais propensas a sofrer violência doméstica, além de serem as que mais se dedicam às tarefas do lar. Quando estão inseridas no mercado de trabalho, enfrentam dificuldades para crescer na carreira devido ao racismo.

4. Descaso do governo com os estudantes

 Alunos se posicionam contra o fechamento da escola - Reprodução / TV Globo - Reprodução / TV Globo
Alunos se posicionam contra o fechamento da escola
Imagem: Reprodução / TV Globo

"Não concordamos com a desativação da escola. Um governo que fecha uma escola não está pensando no futuro do país. É por isso que estamos aqui: para ocupar e resistir". As frases foram ditas pelos alunos de uma escola pública retratada na novela. Depois de ser anunciado que a instituição de ensino seria fechada, os estudantes decidiram fazer uma ocupação, a fim de que as autoridades recuassem em sua decisão.

Assim como na ficção, o Brasil, de acordo com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, já chegou a ter mais de 1000 colégios ocupados por estudantes. O movimento ganhou força em 2016. Em São Paulo, os alunos eram contra uma reestruturação das escolas promovida pelo governo estadual. Já em outros estados, muitos protestavam contra mudanças no ensino médio e contra a Proposta de Emenda à Contituição (PEC) 241, aprovada no final de 2016, que limita por 20 anos os gastos públicos — incluindo os destinados à área de educação.

5. Corrupção policial

 Belizário, um policial corrupto, aceita todo tipo de suborno - Reprodução / TV Globo - Reprodução / TV Globo
Belizário, um policial corrupto, aceita todo tipo de suborno
Imagem: Reprodução / TV Globo

Em Amor de Mãe, Belizário (Tuca Andrada) interpreta um policial que, além de ser corrupto, incentiva os demais a serem também. De acordo com a organização Transparência Internacional, que avalia a percepção da corrupção no setor público em 180 países, o Brasil não é bem classificado quando o assunto é transparência de gastos. O país ocupa a 105ª posição e está atrás de nações como Chile, Argentina, Uruguai e Cuba. No universo da segurança pública, a corrupção é reconhecida pelas autoridades como um dos problemas a serem combatidos, uma vez que a negociação entre policiais e criminosos viabiliza o tráfico de armas e gera diversos problemas.