Topo

Aconteceu na novela: dá para notar que uma camisinha está furada?

Danilo e Thelma, de Amor de Mãe (Reprodução) - Reprodução
Danilo e Thelma, de Amor de Mãe (Reprodução) Imagem: Reprodução

Nathália Geraldo

De Universa

19/01/2020 04h00Atualizada em 19/01/2020 12h11

Na novela "Amor de Mãe", da Rede Globo, Camila (Jessica Ellen) engravidou de Danilo (Chay Suede) porque a mãe dele, Thelma (Adriana Esteves), furou as camisinhas masculinas que o casal usava como método contraceptivo.

Além de ter levado os personagens a discutirem sobre até que ponto a mãe pode influenciar na decisão de o filho ser pai ou não (inclusive, minando também o direito de a mulher escolher se quer engravidar ou não), a cena instiga uma dúvida: é possível perceber se o preservativo está furado antes de usá-lo?

Conversamos com a ginecologista Debora Rosa, que atende na linha natural e também é obstetra holística, para tirar dúvidas.

Camisinha furada: dá para notar antes do sexo?

Na cena de "Amor de Mãe", a personagem Thelma usou alfinetes para sabotar os preservativos, furando o material ainda com a embalagem da camisinha lacrada. A ginecologista explica que, a olho nu, não é possível reparar nesse tipo de adulteração.

Ela sugere, assim, que a análise seja feita depois do uso, com o "teste da água".

"Na cena da novela, por exemplo, não teria como o casal saber se for um furinho pequeno. Mas depois da ejaculação, eu oriento a encher o preservativo com água e ver se sai esse jatinho", pondera.

A mulher e o homem, ao descobrirem que não estavam protegidos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) ou do risco de gravidez, podem, assim, tomar as medidas de cuidado mais rapidamente.

"Eu não sou favorável a hormônio, mas, nesse caso, é possível tomar pílula do dia seguinte. Também é importante investigar doenças, buscar as soluções para as possíveis ISTs".

Se o homem ejaculou, a mulher consegue perceber que houve 'vazamento'?

Casal camisinha - CurvaBezier/Getty Images/iStockphoto - CurvaBezier/Getty Images/iStockphoto
Se o casal teve dúvidas se o preservativo estava em plenas condições de uso, é indicado consultar profissional de saúde
Imagem: CurvaBezier/Getty Images/iStockphoto

Segundo a médica, sim. Ela explica que o sêmen tem um cheiro característico de água sanitária e que pode ser notado como uma secreção além da produzida pela vagina naturalmente. "Por sair uns 2ml, é possível perceber e ficar uma secreção que não é a que se identifica como de cheio natural de vagina. É possível também que, no dia seguinte, pingue um pouco".

Caso se tenha dúvidas sobre a condição da camisinha e se ela, de fato, cumpriu seu papel, é recomendado se consultar com um profissional de saúde.

Camisinha estoura x Camisinha furada

Camisinha - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A ginecologista explica, ainda, que há diferença entre a camisinha "estourar", como se diz popularmente, e ela estar furada. "Quando ela estoura, ela rasga e vai toda para a base do pênis", diz. "Mas isso é raro e, se usar direitinho, pode acontecer no máximo duas vezes na vida, e se acontecer".

Faz parte do "usar direitinho" mantê-la guardada em segurança: evitar locais muito quentes ou muito frios, não guardar perto de objetos pontiagudos, respeitar a data de validade indicada na embalagem.

Como colocar a camisinha de forma segura

Para que a camisinha tenha sua eficácia garantida (98% de taxa de proteção no uso perfeito e 82%, na vida real) vale dizer, é importante colocá-la assim que começam as preliminares. Além de garantir que nenhum tipo de secreção do pênis já entre em contato com a vulva ou a vagina da mulher, a medida 'antecipada' tem mais uma justificativa.

"O pênis pode ficar muito lubrificado e, quando colocada, a camisinha pode escorregar no pênis e sair na hora da relação", comenta Debora. Na colocação, vale dizer, é fundamental tirar o ar da ponta da camisinha e desenrolá-la até a base do pênis.