Topo

Biquíni plus size para empoderar qualquer corpo: veja estampas e modelos

Reprodução/@gabicaroliplus
Imagem: Reprodução/@gabicaroliplus

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

16/01/2020 04h00

No verão, só quem é plus size sabe a dificuldade em encontrar peças beachwear em tamanhos maiores e que atendam às particularidades de cada corpo e das tendência de moda. A boa notícia é que já foi o tempo em que a moda praia para gordas se resumia a peças que disfarçavam o excesso de peso: hoje é possível se vestir bem à beira-mar e ter o próprio estilo.

Nada de biquíni com perninha da vovó ou maiôs fechados (e de cores escuras) que não valorizam em nada a silhueta curvilínea. Agora, as vitrines contam com peças que priorizam conforto, sustentação e modelagens que realmente consideram as necessidades da mulher gorda e, de quebra, ressaltam pontos fortes.

"Não é só transferir o mesmo modelo pequeno da coleção para um tamanho maior: é preciso entender este público e acabar com a impressão de que a mulher plus size não vai encontrar nada bonito e fashion com suas medidas. A proposta é fazer com que ela se sinta bem com peças que agregam design, apelo de moda e sensualidade", afirma Allef Borgiani, gerente de marketing da marca de modelagens grandes Predilect's Plus.

Moda praia plus: o que muda?

Biquínis, maiôs e até saídas de banho plus size trazem um conceito que vai além da moda praia: são peças que incentivam as mulheres a aceitar o próprio corpo e explorar a beleza natural de suas curvas. Mas, na prática, estes itens apresentam características específicas, como alças mais largas e acabamentos duplos em determinados pontos para oferecer mais sustentação, bojos maiores que proporcionam conforto extra ao seio e tecidos estruturados para destacar modelagem, corte e caimento de cada peça.

"Acreditamos que não existe um ou outro modelo que seja mais adequado para a mulher plus size. Existem diferentes corpos e estilos, por isso temos peças com modelagens diversas, desde cortininha até modelos mais fechados. A Ashua disponibiliza alternativas para que cada mulher tenha a liberdade de escolher o que a agrada e valoriza suas curvas, sem regras", afirma Fernanda Feijó, gerente de estilo das lojas Renner. A rede varejista criou há alguns anos a Ashua Curve Size, oferecendo moda feminina do tamanho 46 ao 54.

Foi justamente pensando nesta carência que a top Fluvia Lacerda lançou recentemente uma collab com a Wonder Size, só com peças voltadas para mulheres gordas. A modelo conta que ficou um ano focada no desenvolvimento de itens específicos para estes corpos e que conciliam diversidade de estilos e tecidos de alta tecnologia. Além da possibilidade de comprar peças avulsas, adequando a coleção às medidas individuais de cada pessoa.

"Usamos o tecido Emana que, além de auxiliar na circulação, ajuda na recuperação muscular: diminui a celulite, melhora a firmeza da pele e tem uma durabilidade incrível. Já nossas saídas de praia não foram só focadas no estilo, mas também, na funcionalidade. O tecido tem UVA que contribui para a proteção da pele", explica Fluvia.

Que tendência é essa?

Na moda praia, as tendências de biquínis seguem aliadas à liberdade. Mesmo que calcinha hot pant segure as gordurinhas extras com cós até a altura do umbigo, há quem prefira versões em lacinhos e até asa delta.

O mesmo vale para a parte de cima. O top ciganinha surge como uma forte referência para a temporada, deixando os ombros à mostra com uma pegada mais retrô - mas existem mulheres que preferem modelos menores, da cortininha em neon até looks inteiros em animal print.

Nas redes sociais, é possível transitar por este universo e ver que independentemente do tamanho das peças, elas estão apostando em cores, estampas e combinações que são hits do beachwear para o Verão 2020. Confira as 7 tendências que são sucesso entre as mulheres com curvas:

Neon

Recortes estratégicos

Metalizados

Ciganinha

Macramê

Animal print

Fita isolante (por que não?)