Topo

Mercúrio retrógrado começa essa semana. Quer saber como afeta os animais?

Será que eles são afetados pelo movimento de mercúrio? - iStock
Será que eles são afetados pelo movimento de mercúrio? Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

30/10/2019 04h00

Vem aí mais um período com Mercúrio retrógrado (MR). Começa na quinta (31) até 20 de novembro. O ciclo em que o planeta parece estar se movimentando para trás - o que é apenas efeito ótico quando visto a partir da Terra - impacta em certos aspectos da vida humana e (em bem menor intensidade) dos animais.

"A retrogradação planetária é o movimento aparentemente inverso dos astros na abóbada celeste, como se eles estivessem indo para trás em sua órbita. Na astrologia, quando isso acontece, o planeta deixa de aplicar suas energias corretamente na Terra, causando problemas relacionados aos assuntos que são de sua regência", explica o astrólogo Brendan Orin, do Astrocentro

Mercúrio é o planeta regente de todas as questões lógicas, que envolvem o raciocínio, a inteligência e toda a compreensão das muitas linguagens, sejam verbais ou não. Quando retrógrado, torna-se responsável por falhas gerais de comunicação e interpretação e até bugs tecnológicos.

No dia a dia, Mercúrio retrógrado costuma significar problemas de comunicação e em equipamentos eletrônicos, além de falhas em planejamentos e preparativos de viagens, entre outras situações.

Quanto aos animais, pode-se dizer que, por agirem mais pelo instinto do que pela razão — e o instinto não é submetido a Mercúrio e suas danças orbitais—, eles não são afetados intensamente.

Entretanto, é possível observar alguns reflexos na comunicação deles com outros bichos e até na interação com seus donos. Neste contexto, segundo Brendan, algumas situações que podem acontecer são:

  • Estranhamento: quando houver mais de um pet convivendo no mesmo espaço, pode ser que se desentendam, caso tenham o costume de disputar território. Isso porque certos sinais de linguagem corporal podem dar a entender que um está desafiando o outro.
  • Falta de atenção: algumas lições aprendidas (tais como truques e comandos) podem ficar confusas durante Mercúrio retrógrado, já que são comunicações lógicas, de causa e efeito, ensinadas ao pet por um humano.
  • Mau comportamento: caso identifique que seu animal de estimação está agindo de forma inadequada (voltando a fazer xixi no meio da sala, por exemplo), avalie se quem está sendo alvo das consequências de MR não é você. "Pode ser que dê um comando trocado ou mesmo esqueça a hora do passeio. Ao agir de modo diferente, causa uma reação diferente no animalzinho, o que é perfeitamente normal em dias de Mercúrio retrógrado", afirma Brendan.

Energias planetárias que afetam a vida animal

Se Mercúrio não age de maneira tão direta sobre os pets, outras energias planetárias podem influenciar a vida animal pontualmente, de acordo com a astrologia. É o que aponta o astrólogo do Astrocentro:

  • Sol: trata da essência dos bichos de estimação, exatamente como ocorre com humanos. Também reflete na forma de agir no mundo, de viver e coexistir, além na vitalidade e na energia deles.
  • Lua: por estar muito ligada aos instintos primordiais, dita muito do comportamento dos bichos, em especial quando se trata de animais silvestres (selvagens).
  • Vênus: a forma de o pet se relacionar com humanos e com animais de outras espécies pode ter muito a ver com o signo onde Vênus estava quando o animal veio ao mundo.

  • Marte: a agressividade, o instinto de sobrevivência e a tomada rápida de decisões que podem liderar o bando têm influência deste planeta.