Topo

Calor, chá de cadeira e peitinhos: 10 coisas que quem trabalha na SPFW vive

Sala de imprensa da SPFW - Natalia Eiras/UOL
Sala de imprensa da SPFW Imagem: Natalia Eiras/UOL

Natália Eiras

De Universa

18/10/2019 04h01

Apesar de já não serem exatamente seus tempos áureos, a São Paulo Fashion Week ainda é um evento que atrai glamour: muita gente anda pelo corredor usando salto alto, looks dignos de passarela e há flashes, muitos flashes para todos os lados. Isso não significa, no entanto, que todo mundo que participa do evento vive de "carão".

Enquanto convidados de desfiles, influenciadoras e pessoas conhecidas do mundo da moda parecem estar sempre impecáveis, repórteres e fotógrafos de moda e beleza terminam a semana de moda "um trapo". É que, por mais que você tenha convites para ver os desfiles e passagem livre para o backstage, isso não quer dizer que você não vai passar alguns muitos perrengues. Fome, calor e muita andança para lá e para cá fazem parte de quem trabalha escrevendo sobre os desfiles que, nesta 48ª edição, acontecem até sexta-feira (18), no Parque Ibirapuera. Universa conta um pouco sobre o que rola nos bastidores da notícia e da moda:

1 - Seu trabalho é uma longa espera

Uma parte da cobertura de semana de moda é entrar nos bastidores para entrevistar maquiador e estilista de cada marca. Uma pulseira ou uma credencial no peito garante a passagem livre para os bastidores, mas isso não quer dizer que a gente pode ir entrando. Precisamos conversar com a assessoria de imprensa de cada marca, que costuma controlar a entrada e saída de jornalistas do backstage. É que, se eles deixarem, a imprensa toda vai lotar o setor de maquiagem e as araras, e as equipes das marcas não terão espaço para dar os últimos arremates antes dos desfiles. Momento compreensivelmente bem tenso, não é? Se for o caso de grifes ultradisputadas, como a Ellus e a Cavalera, pode acontecer de o repórter ficar até quarenta minutos esperando, em pé, na porta do camarim.

2 - Jornalista também pensa no look do dia

Quando se vai trabalhar em um evento como a São Paulo Fashion Week, um look pode te ajudar ou te atrapalhar a conseguir uma entrevista ou a entrar em um local desejado. É que precisamos estar confortáveis para correr de um lado para o outro pelas salas de desfile e corredores. Assim, repórteres estarão, normalmente, com sapatos confortáveis como tênis, plataformas ou mules. O salto alto fica para chefes de revista e convidados de desfiles.

3 - Todo mundo paga "peitinho"

Seja no backstage ou na passarela, é comum vermos peitos desnudos na SPFW. Há muitos looks cujos modelos usam roupas transparentes e deixam o peito à mostra. Mas, além disso, pode acontecer de você estar em um bastidor fazendo uma entrevista e um modelo começar a trocar de roupa bem ao seu lado. O que pode surpreender quem vê imagens dos desfiles é vida comum na cobertura de um evento de moda.

4 - Não basta ser jornalista para ver desfiles

A credencial da São Paulo Fashion Week garante ao jornalista a entrada na área comum do evento e na sala de imprensa. Para ver os desfiles, é preciso que cada uma das marcas separe um convite para os profissionais que estão presentes na lista de credenciados. É uma dupla barreira até chegar a sua cadeirinha, em geral na primeira fila, para acompanhar as novidades do vaivém. Assim, às vezes é comum que alguns colegas fiquem de fora dos eventos. Isso quando não acontece de jornalista e assessora de imprensa brigarem porque o profissional ficou em uma fila que não garante uma boa olhada —e stories— dos looks desfilados.

5 - Toda a programação atrasa

Se existe algo que faz parte da cultura da São Paulo Fashion Week é o atraso dos desfiles. Se você vai a um evento marcado para 16h, pode apostar que os modelos pisarão na passarela por volta das 17h. Nessa uma hora de atraso, é comum os convidados trocarem figurinhas por entre as fileiras de cadeiras e tirarem fotos com pessoas famosas que podem estar na plateia.

6- Calor na sala de desfile

Enquanto você leva um "chá de cadeira" até o início do desfile, muitas vezes o ar condicionado da sala estará desligado. Em outubro, início da primavera, o sol quente bate pelas janelas e o local fica abafado. Por isso, não esqueça a maquiagem à prova de suor caso vá fazer carão na semana de moda. Existe uma teoria entre o público de que os convites são grandes e em papel cartão para o público usar de leque enquanto espera o início do evento.

Roupa na arara a SPFW - Natalia Eiras/UOL - Natalia Eiras/UOL
Roupa na arara a SPFW
Imagem: Natalia Eiras/UOL
7 - A gente vê o look de verdade é na arara

Quando um modelo passa por você no desfile, nem sempre dá para ver de perto todos os detalhes de um look. Por isso, a passarela é mais um jeito da marca mostra o caimento e fazer um show sobre o conceito da coleção apresentada. Para ver de perto e entender a complexidade de cada roupa, repórteres e especialistas precisam visitar a arara de peças do estilista, pouco antes do desfile. Ali, os looks ficam montados com o nome de cada modelo, com acessórios e sapatos ao lado. É quando, também, o artista costuma explicar um pouco sobre como criou aquelas roupas e os materiais que ele usou.

8 - Maratona para ir ao banheiro

Se um repórter puder segurar o xixi para evitar ir ao banheiro, ele vai fazê-lo. É que a SPFW costuma ter apenas um banheiro só, tanto para o público como para os funcionários e imprensa. E ele fica bem longe da sala de trabalho dos jornalistas. Além disso, a fila do lado feminino é quase uma constante, uma vez que o local também vira camarim de influenciadora que leva mais de um look para fazer fotos nos corredores da semana de moda.

9 - Fruta e café como refeição

Levando em conta que é preciso visitar o backstage, pegar fila para entrar no desfile, ver os modelos na passarela, correr para sala de imprensa para escrever e, a partir daí, começar tudo de novo, sobra pouquíssimo tempo para comer, se hidratar e dar um pulinho na fila do banheiro. A organização da SPFW costuma, então, oferecer carinhosamente alguns lanchinhos para os jornalistas. Maçãs e peras se tornam, assim, as principais refeições dos profissionais, além do bom e velho café para aguentar a correria.

10 - Você vai sempre sair na foto de alguém

Em todo lugar que você vai na SPFW tem alguém tirando uma foto. Seja um famoso ou um visitante deslumbrado com a sua primeira semana de moda, ou segunda, ou terceira. Por isso, se estiver scrollando a sua timeline e der de cara com você de papagaio de pirata de um desconhecido, não fique assustado. Todo mundo já saiu no fundo da foto de alguém em uma semana de moda.