Topo

Fernanda Yamamoto recicla peças e leva 10 anos da marca para SPFW

Desfile da marca Fernanda Yamamoto na SPFW  - Rodrigo Moraes/TheNews2/Folhapress
Desfile da marca Fernanda Yamamoto na SPFW Imagem: Rodrigo Moraes/TheNews2/Folhapress

Natália Eiras

Da Universa, em São Paulo

17/10/2019 19h26

Fernanda Yamamoto fez uma celebração emocionante para o aniversário de 10 anos de sua marca. Na passarela da 48ª edição da São Paulo Fashion Week, que acontece até sexta-feira (18), a estilista mostrou looks feitos a partir das peças de coleções anteriores. Foram retalhos, cós, golas, bolsas e outras partes de camisas, vestidos e calças que já foram desfiladas pela marca.

Para montar as 32 produções, Fernanda e sua equipe fizeram um workshop com a estilista Agustina Comas, especializada em upcycling— processo que transforma materiais e produtos descartados. Foram feitos, então, vestidos longos e conjuntos armados, seja pela quantidade de tecido ou por estruturas internas, que mostravam as técnicas pelas quais a marca é conhecida, como o plissado ou a junção de quadradinhos de retalhos.

Em entrevista para Universa, Fernanda Yamamoto diz que sua peça favorita foi a de abertura. "Porque foi um vestido feito a partir de 12 peças diferentes", comenta a estilista.

Porém, mais do que os looks, os destaques do desfile foram o casting de modelos e a trilha sonora. Apesar de ter rostos conhecidos como o de Angelica Erthal e Thairine Garcia, o elenco também tinha mulheres mais velhas, de diversos tamanhos e manequins, incluindo uma grávida. É que Fernanda preferiu colocar seus colaboradores, funcionárias e clientes na passarela para apresentar a coleção comemorativa. A música, por sua vez, foi composto por Chico César e o Coral Jovem do Estado de São Paulo, que fizeram a trilha sonora ao vivo durante o desfile.