Topo

Professor de matemática é preso suspeito de abusar de 20 alunas no RS

Hygino Vasconcellos

Colaboração para Universa, em Porto Alegre

26/09/2019 22h00

Um professor de matemática de 58 anos, cuja identidade não foi revelada, foi preso preventivamente ontem suspeito de abusar sexualmente de 20 alunas em David Canabarro (RS), a 193 quilômetros de Porto Alegre. Os casos teriam ocorrido dentro do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil. Em depoimento, o homem negou as acusações.

Segundo o delegado Mario Pezzi, o educador "passava a mão" nas estudantes, com idade entre 13 a 17 anos. "Não houve intercurso sexual completo", disse o delegado.

A investigação começou em março deste ano após um grupo de estudantes procurar a direção da escola para expor a situação. Em seguida, dez alunas foram até a polícia e registraram queixa contra o professor. Desde então, o inquérito corria em sigilo por um procedimento interno da delegacia.

Nesta semana, a polícia pediu à Justiça a prisão dele. Segundo o delegado, foram levadas em conta para o pedido a gravidade dos fatos, a possibilidade de ocorrerem outros casos e uma suposta ameaça do professor ao familiar de uma das alunas.

Os casos de assédio teriam começado em 2012. O homem, que foi encaminhado para o Presídio Estadual de Guaporé, vai responder por estupro de vulnerável, porque algumas vítimas tinham menos de 14 anos, e por estupro.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que está "acompanhando com atenção o caso" e que "serão tomadas as devidas medidas administrativas diante do ocorrido". Segundo o órgão, o suspeito foi recebido na Coordenadoria Regional de Educação no mês de março após denúncia por parte de familiares de alunos da escola. Na época, ele solicitou afastamento por licença-saúde e, segundo o órgão, não teve mais contato com os estudantes.

"A Seduc repudia quaisquer formas de violência contra alunos e funcionários que compõem a Rede Estadual de ensino e trabalha de maneira ativa em nome de sua proteção e bem-estar", disse o órgão, ainda por nota.