Topo

Modelo brasileira cria ação contra consumo de carne canina na Coreia do Sul

Divulgação
Imagem: Divulgação

De Universa

19/09/2019 14h09

A modelo Marilia Moreno criou uma campanha para um controverso costume na Coreia do Sul: o consumo de carne canina.

Para isso, a brasileira está fazendo uma ação por meio dos transportes públicos locais, em parceria com a ONG Dove Project - Dogs of Violence Exposed, a fim de despertar a reavaliação do hábito visto por muitos como arcaico.

As fazendas de carne de cachorro são criadas unicamente para o comércio alimentício. Os animais vivem enjaulados e são produzidos em massa para o consumo humano. Passam anos em condições cruéis e muitos são violentados, até serem abatidos. Diversos tratam os cachorros com violência, pois acreditam que a adrenalina faz a carne ficar mais macia. Muitos ainda são usados como reprodutores em massa. Nos dedicamos a pôr fim ao mercado de carne de cachorro, que é uma prática cultural que não condiz mais com a atualidade", diz Marília.

Carne canina - Divulgação - Divulgação
Divulgação feita nos transportes públicos contra o consumo de carne canina na Coreia do Sul
Imagem: Divulgação

Paulista de São Bernardo do Campo, região da Grande São Paulo, Marilia Moreno é radicada em Los Angeles há mais de dez anos, onde divide-se entre o resgate de animais e os ensaios de moda.

"Toda chegada de cachorros é muito marcante. É uma mistura de emoções. Muitos nem conseguem sair das gaiolas. Há um longo processo. Muitos choram o tempo todo. Outros ficam tão felizes que fica difícil contê-los. Este carinho pelos animais veio da minha família. Temos muitos em casa. Resgatamos de outros projetos também e temos atualmente mais de 10 animais em nossa casa de São Paulo, entre cães e gatos. A maioria já está velhinho ou passou por algum tipo de mau trato, ou foi abandonado na porta da minha casa. Lidar com estes animais é uma lição de vida", acrescenta.

O projeto busca arrecadar fundos para continuar fechando mais fazendas de criação de cachorros: "Fechamos mais uma grande fazenda de abate há poucos meses. Além do resgate, o fundamento do projeto é conscientizar as pessoas de que o mercado de carne de cachorro existe e é tão grande quanto cruel", finaliza.