Topo

Zara produzirá roupas de tecidos 100% sustentáveis até 2025

Zara - Michele Tantussi/Getty Images
Zara Imagem: Michele Tantussi/Getty Images

Da Universa

19/07/2019 11h37

A grande loja de roupas e acessórios Zara anunciou que todas as suas coleções serão feitas com tecidos 100% sustentáveis até 2025. A Inditex, conglomerado que inclui outras marcas como a Zara Home, a Massimo Dutti e a Pull&Bear também seguirá o mesmo caminho.

O anúncio foi realizado na terça-feira (16) na reunião anual dos acionistas da empresa, tornando a Zara, responsável por 70% das vendas da Inditex, a primeira loja internacional a firmar tal compromisso.

Até 2025, 80% da energia consumida pelas sedes da Zara, suas fábricas e lojas virá de fontes renováveis, sem deixar nenhum tipo de resíduo ou desperdício. Até 2023, a Zara promete que a viscose usada nas roupas também será 100% sustentável.

"Temos que ser uma força para mudança, não apenas na empresa, mas para todo o setor. Nós estamos estabelecendo metas, a força e o impulso está vindo do time comercial, das pessoas que lidam com fornecedores, nas fábricas. É algo que está acontecendo dentro da empresa", afirma Pablo Isla, chefe executivo da Inditex. O grupo foi nomeado como o varejista mais sustentável pelo índice de sustentabilidade da Dow Jones de 2016 a 2018 e é propriedade do homem mais rico da Espanha, Amancio Ortega.

Será que o grupo está flertando com o slow fashion? "Somos o contrário do fast fashion. Estamos operando com um modelo diferente. Fazemos nossas próprias estampas, temos nossas próprias fábricas, buscamos materiais e manufatura local e não tendo promoções nas lojas", defende Pablo. No último ano, as vendas anuais subiram 3% atingindo 26.1 bilhões de euros -- o equivalente a quase 110 bilhões de reais.

As promessas da Zara aparecem no momento em que a indústria recebe cada vez mais críticas dos consumidores, que demandam marcas de moda sustentáveis, práticas éticas e responsáveis para vendas, pois estão preocupados com o excesso de estoque e produtos e o descarte de roupas indesejadas.