Topo

Recomenda

Dicas de filmes, séries, leituras, sons, espetáculos


Recomenda

Conheça 12 séries que têm mulherões de responsa como protagonistas

Da Universa

11/01/2019 15h57

Serviços de streaming à la Netflix têm investido em séries com protagonistas femininas complexas, fortonas que, diferentemente da maioria das produções voltadas para o público feminino, não falam de amor ou deixam o tema em segundo plano.

São mulheres adultas com uma carreira profissional de alto nível, ou que vivem uma questão emocional complicada, vida sexual bombada ou que simplesmente decidiram viver a vida como quiserem -- apesar de serem criticadas e pagarem um preço alto pelas suas escolhas. 

Montamos uma lista com alguns dos melhores seriados dessa categoria, que vão estrear em breve ou que já estão disponíveis. Veja:

"Boneca Russa"

boneca russa - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Natasha Lyonne em "Boneca Russa"
Imagem: Reprodução/YouTube

A série, que estreia em fevereiro, tem Natasha Leone, a Nicky Nichols de "Orange Is the New Black", como Nadia. Na história, dividida em oito episódios, a personagem está na própria festa de aniversário e morre toda vez que tenta ir embora -- isso mesmo, ela morre, volta no tempo, e morre de novo. E de novo, e de novo.

Em entrevista à revista "The Hollywood Reporter", Natasha comentou que a comédia é "uma aventura existencial" e que, apesar da fórmula da narrativa ser antiga, é a primeira vez que traz uma mulher como protagonista.

Onde assistir: na Netflix, a partir de 1º de fevereiro.

"Good Girls"

Good girls - Divulgação - Divulgação
As protagonistas de "Good Girls"
Imagem: Divulgação

Três mulheres de uma cidade pacata dos Estados Unidos bolam um plano para assaltar um supermercado e sair do buraco financeiro. No elenco está Christina Hendricks, a Joan Harris de "Mad Men", que se vê falida depois de descobrir que o marido tem uma amante e que gastou todas as economias da família. A segunda temporada estreia em março.

Onde assistir: na Netflix, toda a primeira temporada. A segunda estreia em março.

"Wanderlust"

wanderlust - Divulgação - Divulgação
Toni Collette em "Wanderlust"
Imagem: Divulgação

No ar desde outubro de 2018, a série acompanha a história do casal Joy (Toni Collette brilhando) e Alan Richards (Steven Mackintosh). É dela o primeiro passo para uma conversa séria sobre a vida sexual dos dois, que esfriou depois de anos de casamento, quando sugere abrirem o relacionamento. A personagem de Toni foi a primeira a ter um orgasmo em uma série da BCC.

Onde assistir: na Netflix, toda a primeira temporada (ainda não foi anunciado se haverá a segunda).

"Gipsy"

gipsy - Divulgação - Divulgação
Cena de "Gipsy", com Naomi Watts
Imagem: Divulgação

A psicanalista Jean Holloway (Naomi Watts) começa a entrar mais do que deveria na vida dos pacientes e, aos poucos, vão sendo reveladas suas frustrações com a vida estável que leva. 

Os capítulos são longos e não tão dinâmicos quanto a maioria das séries atuais. Se isso não for problema para você, invista. Para muita gente foi, a audiência não foi das melhores e a Netflix cancelou a produção.

Onde assistir: na Netflix, toda a primeira e única temporada.

"Doctor Foster"

doctor foster - Reprodução - Reprodução
Cena da série "Doctor Foster"
Imagem: Reprodução

Na série britânica, a médica Gemma Foster (Surane Jones) começa a desconfiar que o marido tem uma amante.

Ela vai fundo na investigação e, de tanto fuçar, chega à verdade, que é até pior do que imaginava.

Onde assistir: na Netflix, toda a primeira e a segunda temporadas.


"The Fall"

the fall - Divulgação - Divulgação
Os protagonistas de "The Fall"
Imagem: Divulgação

A detetive Stella Gibson (Gillian Anderson) investiga uma série de mortes em Belfast, na Irlanda do Norte, para encontrar o serial killer responsável pelos crimes. Ao mesmo tempo, precisa resolver alguns demônios do passado.

Onde assistir: na Netflix, todas as três e únicas temporadas.


"The Sinner"

the sinner - Divulgação - Divulgação
Cena de "The Sinner"
Imagem: Divulgação

Jessica Biel mostra talento para o drama no papel de Cora Tannetti, uma mulher que mata um homem a facadas, do nada, durante um dia de praia, com a orla lotada de famílias assistindo ao crime. A princípio condenada como mulher com problemas mentais, a investigação descortina um trauma que ela carrega desde a adolescência.

Onde assistir: na Netflix, toda a primeira temporada (a segunda também está disponível, mas a história e o protagonista são outros).

"How to Get Away with Murder"

how to get away - Divulgação - Divulgação
Viola Davis é Annalise Keating na série
Imagem: Divulgação

Uma das séries mais aclamadas da televisão atualmente, está na quinta temporada (embora a Netflix só disponibilize quatro), mas não poderia ficar de fora dessa lista por causa da protagonista poderosíssima vivida por Viola Davis. Annalise Keating é uma professora de direito que cria um grupo de estudos com alguns de seus alunos mais promissores. Eles se envolvem em um misterioso assassinato e, aí, o suspense começa. 

A série rendeu a Viola o Emmy de 2015, tornando-a a primeira mulher negra a ganhar o prêmio de melhor atriz de série dramática. Entre seus próximos trabalhos, promete fazer sucesso o filme sobre Shirley Chisholm, a primeira congressista negra americana.

Onde assistir: na Netflix, todas as quatro temporadas.


"Big Little Lies"

big little lies - Divulgação/HBO - Divulgação/HBO
As protagonistas de "Big Little Lies"
Imagem: Divulgação/HBO

Nicole Kidman, Reese Witherspoon e Shailene Woodley vivem três amigas cujos filhos estudam na mesma escola e, por isso, se aproximam. Ao longo de sete episódios, situações envolvendo violência doméstica e estupro vão sendo revelados. A segunda temporada, com Meryl Streep no elenco, está confirmada para 2019, mas ainda sem data de estreia.

Onde assistir: na HBO Go, toda a primeira temporada.

"Sharp Objects"

sharp objects - Divulgação - Divulgação
Amy Adams em "Sharp Objects"
Imagem: Divulgação

A atriz Amy Adams vive Camille Preaker, uma jornalista que volta à sua cidade natal do interior para escrever sobre a morte de uma adolescente e o desaparecimento de outra. A série é bem sombria e a vida da própria Camille é cheia de episódios de violência e agressão. A série teve só uma temporada, com oito episódios. Amy não quer viver Camille novamente, diz que exige demais.

Onde assistir: na HBO Go, toda a primeira e única temporada.

"Divorce"

Divorce - Divulgação - Divulgação
Sarah Jessica Parker em "Divorce"
Imagem: Divulgação

Sarah Jessica-Parker, a famosa Carrie de "Sex and the City", estrela a série sobre uma mulher que tem um relacionamento fora do casamento e, depois que o marido descobre a traição, vive uma processo de divórcio conturbado. Poderia ser um drama, mas é comédia no estilo "rir para não chorar". Depois de duas temporadas, a terceira já está garantida.

Onde assistir: na HBO Go, toda a primeira e a segunda temporadas.

"Mavelous Mrs. Maisel"

marvelous mrs - Nicole Rivelli/Divulgação - Nicole Rivelli/Divulgação
Midge Maisel é vivida por Rachel Brosnahan
Imagem: Nicole Rivelli/Divulgação

Rachel Brosnahan acaba de ganhar o Globo de Ouro de melhor atriz em comédia pelo segundo ano consecutivo pelo papel de Midge Maisel, uma dona de casa nova-iorquina dos anos 1950 que começa a trabalhar como comediante de stand-up depois de ser deixada pelo marido. A segunda temporada estreou em dezembro e a terceira já está garantida.

Onde assistir: no Prime Video (serviço de streaming da Amazon), toda a primeira e a segunda temporadas.

Recomenda