"Prender é exagero", diz Alvaro Dias, em relação a mulheres que abortam
UNIVERSA nas eleições
Pré-candidatos à presidência da República respondem a questões de interesse feminino.
Alvaro Dias (Podemos), senador pelo Paraná
“Prender é exagero”
O senador Alvaro Dias, do Podemos, disse à UNIVERSA que, se eleito presidente, pensa em alterar a previsão de detenção a mulheres que fazem aborto fora das três únicas possibilidades previstas na legislação. Veja outras questões comentadas pelo político:
UNIVERSA: O senhor concorda com a legislação vigente sobre o aborto, que só não criminaliza três tipos de aborto: em casos de estupro, risco de vida para a mãe e feto anencéfalo?
ÁLVARO DIAS: Sim. Ela é suficiente.
Portanto, concorda também que a mulher que aborta fora desses três casos deve ser punida com detenção de um a três anos, como diz a lei.
Não, aí é exagero.
O que é possível fazer, se for eleito presidente, para mudar a previsão de detenção para quem aborta?
Talvez alterar essa questão da prisão. Mas também é preciso trabalhar na prevenção, na educação.
O senhor sabe quantas mulheres são assassinadas por dia, mês ou ano no Brasil?
Esses números variam muito. Mas são muitas.
As últimas estatísticas dão conta de 12, por dia. Segundo a OMS, o Brasil é o quinto país no mundo com a maior taxa de feminicídio. O que é possível fazer, também na figura de presidente, para reduzir essas mortes?
A questão da segurança é ligada aos governos estaduais. Mas é possível pensar numa maior partilha de recursos federais para valorizar as delegacias especializadas em crimes contra a mulher.
A mulher ou a filha do senhor já sofreu algum tipo de violência sexual ou assédio?
Não. Nunca.
Elas são a minoria. O senhor imagina o que poderia ter feito em reação a um acontecimento como esse?
Não, não dá nem pra imaginar. Mas minha raiva seria proporcional à violência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.