Se você quer ser mais feliz, seja também mais generoso, diz novo estudo
Mesmo que você não seja um poço de generosidade, agir só um pouquinho pelo interesse dos outros já pode deixar sua vida mais feliz. Pelo menos é o que defende um estudo da Universidade de Zurique (Suíça), publicado na revista "Nature".
Para efeitos de pesquisa, foi prometido a 50 participantes do estudo uma quantia de dinheiro nas semanas seguintes. Metade se comprometeu a investir em outras pessoas, enquanto a outra metade gastaria com eles mesmos. Ao longo deste período foram propostos inúmeros problemas sobre comportamento generoso nos dois grupos e os estudiosos analisaram as atividades cerebrais de todos. Ao final, todos foram perguntados sobre o nível de felicidade antes e depois do estudo.
Analisando as áreas cerebrais responsáveis pela generosidade, pela felicidade e pela tomada de decisões, as interações foram as mais diversas.
Apenas a promessa de gastar o dinheiro com outras pessoas já ativou a área mais altruísta e a fez interagir mais ativamente com a área da felicidade.
E não precisa ser suuuuper generoso. Segundo o estudo, não importa quão altruísta você é. “Você não precisa ser um mártir, se sacrificar, para se sentir mais feliz. Ser só um pouco generoso é suficiente, diz o pesquisador Philippe Tobler.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.