Topo

Saiba fazer o pedido de casamento ideal para o casal e torne o Dia dos Namorados inesquecível

Que tal surpreender a sua companheira com um pedido de casamento neste Dia dos Namorados? - Thinkstock
Que tal surpreender a sua companheira com um pedido de casamento neste Dia dos Namorados? Imagem: Thinkstock

Amanda Zacarkim

Do UOL, em São Paulo

12/06/2012 07h05

Histórias de amor não precisam de datas comemorativas para se tornarem eternas, mas a chance de o pedido de casamento gerar ainda mais comoção, se dito no Dia dos Namorados, é grande. No entanto, se vai tomar coragem e oficializar a união nesta terça-feira (12), é importante ter algumas dicas básicas em mente.

Cada história de amor é única e o estilo do casal deve ser respeitado na hora do pedido. A consultora e organizadora de casamentos Sylvia Queiroz explica que nada é obrigatório nesse momento tão especial, mas é importante levar em conta o perfil da futura noiva.

“Para uma família de hábitos muito formais, a melhor maneira é a tradicional, em que o noivo expressa seu interesse pela união na presença dos pais da noiva, dizendo isso diretamente a eles e solicitando o consentimento. Já os casais mais modernos geralmente oficializam o noivado primeiro entre si e, depois, comunicam a decisão aos pais”, diz Sylvia.

  • 3280
  • true
  • http://mulher.uol.com.br/casamento/enquetes/2012/06/11/onde-gostaria-de-ser-pedida-em-casamento.js

A casa dos pais da noiva ou um restaurante que agrade os dois são os lugares mais indicados pela consultora para o cenário do pedido de casamento. “Se a escolha for por um restaurante, o noivo também pode convidar os pais de ambos para tornar a noite única”, explica.

E o que falar? Segundo Sylvia, boa parte dos noivos deseja começar o pedido com algum discurso elaborado, mas não há necessidade. “Basta apenas dizer que decidiram ficar noivos e os familiares ficarão muito felizes em receber uma notícia como essa”, garante a consultora. Se o noivo fizer questão de um discurso, o ideal é escrever o que planeja falar. Assim, as ideias são organizadas mentalmente e não se corre o risco de o pedido ficar longo demais.

As surpresas e brincadeiras também são liberadas nesse momento. “Qual mulher não gosta de ser surpreendida, ainda mais quando um homem a pede em casamento? Isso fica marcado para toda a vida”, diz Kalinka Cope, consultora de casamentos da La Mabelle.

A especialista ainda garante que valem surpresas personalizadas, que tenham a ver com a história do casal. Ainda pode tocar a música preferida dos dois, levar a moça a um local que seja marcante para o namoro e até investir em iniciativas mais ousadas, como pedir a mão da amada voando alto ou dentro de um balão, indica Kalinka. O importante é sempre levar em conta o perfil do casal e, principalmente, o da noiva. Se ela for mais reservada, não faça um pedido em público nem nada muito exagerado. E, se quiser eternizar o momento, grave-o com uma câmera.

Dia dos noivos
O UOL Casamento foi atrás de casais que noivaram em um Dia dos Namorados. Navegue pelas abas abaixo e inspire-se na história de três pares diferentes.