Topo

Morna, edição de verão do Fashion Rio repete curtos e soltos e aposta nos "hot pants"

Maiôs da Lenny foram o grande destaque da edição de verão 2008 do Fashion Rio - Alexandre Schneider/UOL
Maiôs da Lenny foram o grande destaque da edição de verão 2008 do Fashion Rio
Imagem: Alexandre Schneider/UOL

CAROLINA VASONE<br>Enviada especial ao Rio

09/06/2007 12h29

A edição Verão 2007/08 do Fashion Rio acabou na noite da última sexta (8). E nem a boa moda praia carioca conseguiu aumentar a temperatura do evento, que, por fim, mostrou média de coleções mornas para a estação mais quente do ano.



A Lenny, que sempre é destaque, desta vez embasbacou o público com seus biquínis e maiôs agora mais do que "bijoux" ou "de iate", sensuais, fashion e intelectuais, com formas geométricas que interagem com as curvas femininas, deixam a mulher mais bonita, fashion e, por que não, até mais inteligente ao escolher modelos que trazem referências artísticas e arquietônicas tão bem realizadas em tão pouco pano.



Entre as outras grandes apresentações do gênero, a Salinas, desta vez, deu sua maior contribuição no espetáculo e no cenário, um misto de salina (de sal) e salão de Carnaval de antigamente, assinado por Alberto Renault. No quesito desfile-show, a Blue Man fez bonito dentro de uma sala do Copacana Palace.



Ainda que o Rio de Janeiro continue lindo, desta vez as apresentações fora da Marina da Glória não impressionaram tanto os fashionistas como em outras edições.



Na moda, as marcas, no geral, deram continuidade às tendências das últimas estações. O comprimento, portanto, mais do que curto, é curtíssimo. Os vestidos continuam soltos, em modelos trapézio, e, mais do que balonês, bufantes. Um modelo, em especial, foi bastante visto na passarela; o bufante com a barra mais larga, prendendo na coxa, curtinho.



Os shorts continuam, em duas propostas: curtos e soltos ou curtíssimos e justos, introduzindo os chamados 'hot pants' ao guarda-roupa do verão brasileiro. A cintura está mais alta, especialmente nas calças, que aparecem no modelo pantalona, tanto em jeans como em tecido.



Nas cores, além dos tons claros e do look branco total, típico do verão, principalmente o carioca, os tons fluorescentes dos anos 80, que já haviam retornado com força num verão passado próximo, aparecem novamente, com destaque para o pink, o amarelo e o verde cítrico. Outros tons fortes em alta são o azul klein (nome que vem do artista Yves Klein, "inventor" deste tom específico, ligeiramente mais escuro que o royal) e o laranja abóbora.



Decotes estilo nadador e alças mais grossas apareceram bastante nos vestidos, mas a manga que parece mais nova para este verão é a manga curta com a cava deslocada para baixo, que apareceu em muitos vestidos molengas e trapézio, numa referência forte a um dos looks do último desfile da Chloé.