Decote exagerado, camiseta e tênis são bola fora em cerimônias religiosas
Todo mundo sabe que usar branco ou tons muito claros, como nude e off-white, em casamentos é expressamente proibido --a não ser que figure entre os pedidos da noiva. Mas, mesmo acertando a cor, por descuido ou falta de conhecimento, alguns convidados ainda erram a mão na hora de escolher o traje para eventos religiosos. Para não cometer um deslize, o UOL Casamento conversou com estilistas de noivas, que esclarecem o que não combina com essas ocasiões.
Regras de etiqueta no vestuário
-
Decote
Peças com decotes profundos só são recomendadas para mulheres com seios pequenos. Se esse não é o seu caso, melhor optar por roupas que não evidenciem tanto o colo. "Esse tipo de decote alonga a silhueta. Mas o vestido precisa ser longo", explica a estilista de noivas Flayza Vieira. Decotes discretos não são proibidos, mas levar uma echarpe ou um lenço para cobri-lo durante a cerimônia é uma boa estratégia. "Assim, o look fica charmoso e respeitoso", afirma a estilista de noivas Luciana Collet
-
Saia ou vestido curto
A menos que os noivos sejam bem modernos, convém pensar duas vezes antes de usar algo com comprimento muito acima dos joelhos. "Em cerimônias religiosas, saias e vestidos muito curtos são deselegantes e, às vezes, até vulgares", alerta a estilista de noivas Carol Hungria, autora do livro "Guia Atemporal das Noivas com Estilo" (Editora 3R Studio). De acordo com a estilista de noivas Karen Rodrigues também é preciso respeitar o biótipo. "O vestido precisa ser proporcional ao corpo. Microvestidos em mulheres muito altas, por exemplo, dão a impressão de serem menores ainda", explica Karen.
-
Transparência
Elas não estão proibidas nessas ocasiões, mas têm de estar em harmonia com o restante do look, para que o resultado final seja elegante. Segundo Flayza, em locais estratégicos a transparência valoriza o visual. É o caso dos detalhes na altura da cintura, em vestidos longos. Ou dos decotes nas costas, que ganham menos destaque com a aplicação de um tecido transparente. "A convidada precisa estar elegante, não sensual", completa Carol Hungria. O forro nude está liberado pelas estilistas.
-
Tênis
Se os noivos não exigirem o uso de tênis, não ouse calçá-los na cerimônia religiosa, por menos tradicional que ela seja --e mesmo que ocorra durante o dia, no campo ou na praia. Segundo as estilistas, trajes muito casuais podem demonstrar descaso com os noivos. Em cerimônias informais, os sapatênis não muito despojados são os únicos liberados.
-
Jeans
Independentemente do horário ou do local da cerimônia, os convidados não devem nem cogitar vestir jeans durante o evento. "A não ser que seja uma cerimônia informal e isso tenha sido sinalizado pelos noivos, de maneira direta", declara Luciana. Ainda assim, melhor é optar pela calça de sarja ou veludo e combinar com um sapatênis. Dessa forma, a produção ficará elegante e despretensiosa na medida certa.
-
Camiseta
De modo geral, roupas esportivas demais não combinam com cerimônias religiosas. Se estiver calor, o mais adequado, segundo a estilista Carol Hungria, é investir em camisas de mangas longas confeccionadas em tecidos leves, como linho e algodão. Você também pode optar pela camisa de manga curta. A dica nesse caso é: escolha modelos mais arrojados e dispense a gravata.
-
Preto durante o dia
De acordo com a estilista Flayza Vieira, roupas de tons muito escuros para cerimônias diurnas não são elegantes. "O dia pede peças de cores mais abertas e alegres, até mesmo estampadas", completa Carol. A dica também é válida para os homens, que podem apostar em blazers claros.
-
Maquiagem elaborada de dia
Em cerimônias noturnas, maquiagens pesadas, com olhos marcados e boca vermelha, por exemplo, ficam elegantes e são bem-vindas. Mas durante o dia a estilista Carol Hungria aconselha looks mais leves, iluminados e naturais. "Produções muito elaboradas não combinam com eventos diurnos e podem chocar os convidados", conclui a estilista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.