Topo

Mayumi Sato

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Dia do Orgasmo: preliminares longas proporcionam orgasmos mais intensos?

Entenda o motivo de comemorarmos o Dia do Orgasmo  - Getty Images
Entenda o motivo de comemorarmos o Dia do Orgasmo Imagem: Getty Images

Mayumi de Andrade e Silva Sato

Colunista de Universa

31/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Algumas datas não podem passar em branco e o dia de hoje é um ótimo exemplo disso! 31 de julho foi escolhido para comemorar o ápice do prazer sexual, o orgasmo. Com início lá na Inglaterra no ano de 1999, criada por uma rede de sexshops, a data passou a ser comemorada em diversos cantos pelo mundo.

O que no começo foi criado para emplacar a venda de brinquedos eróticos, se tornou em um dia importante para falar sobre orgasmo, seus benefícios e a importância que tem na saúde e quebrar tabus.

Além de ser um tema importante, o orgasmo faz toda a diferença na saúde, tanto física quanto mental!

Conversei com o terapeuta e educador sexual Andrei Marsiglia que explicou os benefícios de um bom orgasmo: "traz muitos benefícios não só momentaneamente, além da sensação extraordinária do momento, ele faz nosso corpo produzir substâncias no organismo; a mais falada é a ocitocina, conhecida como o Hormônio do amor. Além dela, dopamina, endorfina, serotonina e prolactinas, juntas, trazem benefícios para a nossa vida, melhorando o humor, apetite e desejo sexual, sono, euforia, auxiliando também na redução de estresse".

A boa notícia reforçada pelo terapeuta é que orgasmos regulares são super indicados: "O desejável é que em toda relação sexual ou na sua masturbação, a pessoa possa chegar ao orgasmo, porém a falta de conhecimento corporal, e a falta de conhecimento no prazer, faz com que as pessoas utilizem a masturbação para o gozo somente, funcionando como uma forma de relaxar o corpo. O que mais vejo nos meus atendimentos é a dificuldade de chegar ao orgasmo por falta de orientação, bloqueios que acabam atrapalhando tanto na masturbação quanto na hora do ato sexual"

Andrei contou que alguns exercícios - físicos e mentais - quando bem utilizados, são capazes de intensificar o orgasmo e o prazer. É importante ter autoconhecimento, conhecer seu próprio corpo e permitir ter sensações mais intensas. Se tiver uma companhia, a dica das preliminares segue valendo! É importante ter atenção no parceiro para que os dois estejam por inteiro na relação, o que ajuda - e muito - a intensificar o prazer. "sempre indico géis com sensações e sabores para estimular o sexo oral e intensificar as preliminares, um vibrador também ajuda a conhecer novas sensações não só no genital , mas pelo corpo todo. Aí é só trabalhar que o orgasmo chega".

Quando falamos sobre orgasmos, três grandes perguntas são levadas em consideração. Você sabe qual é verdade e qual é mito?

Diferente do que muitas pessoas pensam, o orgasmo masculino não tem relação com a ejaculação: "Somos seres humanos e temos as sensações de orgasmo, não importa o gênero, o orgasmo te traz espasmos involuntários pelo corpo todo, sensação de relaxamento e aquele ápice que só queremos curtir. O homem, quando está em pé e vem o orgasmo, as pernas tremem, o corpo parece que não responde mais, a sensação de prazer chega ao máximo, a respiração fica ofegante os batimentos vão às alturas. Um momento único que quem ainda não sentiu, precisa sentir"

Preliminares longas proporcionam orgasmos mais intensos?
Andrei garante que sim, desde que o parceiro (a) esteja à vontade para curtir o momento e se permitir ter sensações mais intensas.

Mulheres demoram mais para atingir o orgasmo?
"Um grande boato, mas que se tornou uma realidade. Quando a mulher se conhece, ela sabe o que a deixa com o tesão lá em cima, tanto sozinha quanto acompanhada, ela pode chegar ao orgasmo com facilidade.", disse ao reforçar que tudo depende da química entre os parceiros.

Se você quer aproveitar esse Dia do Orgasmo do jeito certo, vamos a um resumo:

Conheça o seu próprio corpo
Se permita ter sensações intensas
Use e abuse da sua parte sensorial
E aí vai uma dica extra: Brinquedos são bons aliados para essa descoberta de novas sensações!

Mayumi Sato