Topo

Marina Rossi

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Malu Jimenez, a filósofa gorda: 'Obesidade não existe, termo é gordofóbico'

Professora e pós-doutoranda em estudos do corpo gordo, Malu Jimenez questiona o conceito do que é ser obeso e diz que termo reforça gordofobia - Ju Queiroz/Divulgação
Professora e pós-doutoranda em estudos do corpo gordo, Malu Jimenez questiona o conceito do que é ser obeso e diz que termo reforça gordofobia Imagem: Ju Queiroz/Divulgação

Colunista de Universa

16/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Filósofa gorda." É assim que Malu Jimenez, professora e pós-doutoranda em estudos do corpo gordo, se denomina. Autora do livro "Lute Como uma Gorda: Gordofobia, Resistências e ativismos' (ed. Jandaíra), em que conta a história de algumas mulheres, incluindo a dela mesma, a filósofa defende a desassociação entre peso e doenças. "Toda vez que eu vou a um hospital ou a um consultório, o médico olha para mim e diz: 'Essa pessoa está doente', sem nem mesmo pedir algum exame", diz.

Para ela, a palavra obesidade já é gordofóbica. Em vez de as pessoas serem chamadas simplesmente de gordas, como as magras são, elas são denominadas obesas. Ocorre que nem todo gordo está doente. "A obesidade não existe", defende ela.

O que a filósofa defende se aproxima, de certa forma, de uma abordagem que surgiu nos Estados Unidos recentemente e vem ganhando força, chamada Health at Every Size (HAES), ou algo como "saudável em qualquer tamanho", em tradução livre.

Trata-se de um movimento que alerta que pessoas magras não necessariamente são saudáveis, assim como pessoas gordas não estão, necessariamente, doentes. "É a consciência de que a gente tem que tirar o foco do peso perfeito como meta e focar na saúde", resume Jacqueline Rizzoli, médica endocrinologista do Centro de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas, da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), e diretora da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica).

De acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde, o estado nutricional de uma pessoa ainda é medido pelo IMC (índice de massa corporal). Ele é obtido pela divisão do peso pela altura ao quadrado. Dados levantados pelo Ministério da Saúde no ano passado por meio da plataforma integrada de vigilância em saúde apontam que mais da metade (57%) da população brasileira é considerada com excesso de peso, e 22% são consideradas obesas.

Quem não quer emagrecer ainda é minoria

"O peso em si é um marcador importante, claro", afirma Jacqueline Rizzoli. "Não adianta pensar que uma pessoa que pesa 180 kg mas não tem diabetes nem pressão alta está saudável. O joelho e a parte circulatória, por exemplo, podem estar sobrecarregados," Ela diz que até recebe em seu consultório pacientes que não desejam mudar o peso, mas são a minoria. "A cobrança e a pressão externa fazem com que a maioria das pessoas queira atingir aquele peso de quando eram mais jovens".

malu jimenez a filósofa gorda - Ju Queiroz/Divulgação - Ju Queiroz/Divulgação
Para filósofa, saúde não tem que ter relação com peso, mas sim com "ser tratada com dignidade e respeito"
Imagem: Ju Queiroz/Divulgação

A endocrinologista diz que, normalmente, as expectativas em relação ao peso estão fora da realidade. Mas defende a relação entre emagrecimento e saúde. "Perdas em torno de 10% do peso trazem muito benefício", diz. "A pessoa com 90 kg que conseguir reduzir 8 ou 9 kg já apresenta muito menos risco para diabetes, a pressão vai melhorar, ela vai se sentir confortável para fazer exercício, mesmo sem chegar ao peso que tanto deseja."

Mas Malu Jimenez defende que saúde é outra coisa: "É ser tratada com dignidade e respeito".

"Não associem as pessoas gordas a doenças, isso leva à exclusão", afirma. O preconceito e a gordofobia, ela diz, não se limitam somente às ofensas, mas também incluem a desumanização das pessoas. Ou seja, não se trata somente de falar sobre o peso, é preciso ir além e pensar em acessibilidade para esses corpos.

Morte por gordofobia

No início de dezembro, por exemplo, a influenciadora digital e modelo plus size Juliana Nehme denunciou ter sido impedida de viajar pela companhia aérea Qatar Airways por ser "gorda demais". De acordo com ela, a companhia afirmou que, para embarcar, ela teria que comprar um assento extra ou uma passagem na classe executiva. O caso chegou até a embaixada do Brasil no Líbano, onde Juliana estava. No final, ela conseguiu embarcar de volta para São Paulo sem os custos extras.

A modelo Juliana Nehme divulgou que foi impedida de viajar por se "gorda demais" - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
A modelo Juliana Nehme divulgou que foi impedida de viajar por se "gorda demais"
Imagem: Reprodução Instagram

Mas as dificuldades enfrentadas podem ir além dos constrangimentos, representando até mesmo risco de morte. "Em um hospital, a pessoa gorda não tem maca no tamanho dela. Não tem manguito do tamanho do braço dela para medir a pressão. Não tem um aparelho de ressonância onde ela caiba", exemplifica. "Ela morre de gordofobia."

De acordo com uma pesquisa realizada em fevereiro deste ano pela Abeso, 85% dos brasileiros considerados obesos já foram vítimas de gordofobia. Atualmente, entre os projetos de lei que tramitam no Congresso com essa temática, um deles, de autoria do deputado federal José Guimarães (PT-CE), criminaliza a discriminação ou preconceito em relação ao peso. No Senado também tramita uma proposta, do senador Romário (Podemos-RJ), que obriga estabelecimentos de saúde a disponibilizarem equipamentos adequados ao atendimento de pessoas gordas.