Topo

ChatGPT volta a ser acessado na Itália após esclarecimentos à autoridade local

Logotipo da OpenAI, desenvolvedora do chatbot ChatGPT - Florence Lo/Ilustração/Reuters
Logotipo da OpenAI, desenvolvedora do chatbot ChatGPT Imagem: Florence Lo/Ilustração/Reuters

Supantha Mukherjee, Keith Weir e Akriti Sharma

Em Estocolmo (Suécia), Roma (Itália) e Bengaluru (Índia)

29/04/2023 15h11Atualizada em 29/04/2023 15h30

O acesso ao chatbot ChatGPT foi restabelecido na Itália depois que sua idealizadora, a OpenAI, "resolveu ou esclareceu" questões levantadas pela autoridade italiana de proteção de dados, disse um porta-voz da OpenAI nesta sexta-feira.

A OpenAI, apoiada pela Microsoft, tirou o ChatGPT do ar na Itália no mês passado, após a autoridade de proteção de dados do país, conhecida como Garante, proibir temporariamente o chatbot e iniciar uma investigação acerca de uma suspeita de violação das regras de privacidade pela plataforma.

A empresa disse que irá fornecer maior visibilidade sobre sua política de privacidade e seu formulário de exclusão de conteúdo do usuário.

A OpenAI também irá fornecer um novo formulário para usuários na União Europeia exercerem seu direito de se opor ao uso de seus dados pessoais para treinamento dos modelos de inteligência artificial da empresa, disse o porta-voz.

A Garante acusa a OpenAI de não verificar a idade dos usuários do ChatGPT, que precisam ter 13 anos ou mais, e a OpenAI disse que irá disponibilizar uma ferramenta para verificar a idade dos usuários na Itália durante seu cadastro.

A Garante confirmou que o chatbot voltou a funcionar na Itália e disse que sua investigação sobre a OpenAI continua.

O órgão recebeu bem as medidas tomadas até agora para resolver as questões levantadas e disse esperar que a empresa atenda a novos pedidos da reguladora, particularmente sobre a verificação de idade e informação aos consumidores italianos relativa ao uso de seus dados.

(Reportagem de Supantha Mukherjee em Estocolmo, Keith Weir em Roma e Akriti Sharma em Bengaluru)