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Facebook altera política e removerá conteúdo que negue o Holocausto

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou a mudança no seu perfil na rede - Liu Jie/Xinhua
O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou a mudança no seu perfil na rede Imagem: Liu Jie/Xinhua

Elizabeth Culliford e Tiyashi Datta

Em Bangalore

12/10/2020 13h09

O Facebook informou nesta segunda-feira que está atualizando sua política de discurso de ódio para proibir qualquer conteúdo que negue ou distorça o Holocausto. A empresa de mídia social também disse que, a partir do final deste ano, direcionará as pessoas que procuram por termos associados ao Holocausto ou sua negação a informações confiáveis do Facebook.

A decisão acontece dois anos depois de o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, ter dito em uma entrevista ao site de tecnologia Recode que, embora ache a negação do Holocausto profundamente ofensiva, ele não acreditava que o Facebook devesse excluir tal conteúdo.

"Lutei com a tensão entre defender a liberdade de expressão e os danos causados por minimizar ou negar o horror do Holocausto", disse Zuckerberg, que é judeu, em um post no Facebook na segunda-feira. "Meu próprio pensamento evoluiu quando vi dados mostrando um aumento na violência anti-semita, assim como evoluiu nossas políticas mais amplas sobre discurso de ódio", disse ele.

Today we're updating our hate speech policy to ban Holocaust denial. We've long taken down posts that praise hate...

Publicado por Mark Zuckerberg em Segunda-feira, 12 de outubro de 2020

O Congresso Mundial Judaico e o Comitê Judaico Americano elogiaram a decisão e disseram que a mudança ocorreu após conversas contínuas com o Facebook.

"Por vários anos, o Congresso Judaico Mundial tem defendido que o Facebook remova o conteúdo de negação do Holocausto de sua plataforma e tem trabalhado com as equipes de política da empresa de mídia social para revisar essas postagens e classificá-las como discurso de ódio segundo os padrões da comunidade da empresa", disse o Congresso Judaico Mundial em uma declaração.

"A aplicação dessas políticas não pode acontecer da noite para o dia", disse o Facebook em um post. "Existe uma variedade de conteúdo que pode violar essas políticas e levará algum tempo para treinar nossos revisores e sistemas sobre a aplicação."