Topo

Grupo antivacina dos EUA processa Facebook por marcar informações falsas

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

19/08/2020 14h04

O grupo antivacina Children's Health Defense (CHD), fundado por Robert F. Kennedy Jr. —sobrinho do ex-presidente John Kennedy— processou o Facebook e seus parceiros porque a rede social está rotulando informações falsas postadas pelo grupo sobre vacinas. De acordo com o The Verge, a ação foi movida contra o Facebook; o chefe da empresa, Mark Zuckerberg; e as companhias de verificação de fatos PolitiFact, Science Feedback e Poynter Institute.

Kennedy Jr. foi um dos principais fornecedores de publicidade antivacinas no Facebook antes de a rede social começar a reprimir os anúncios. Em 2019, a plataforma ampliou os esforços para combater a desinformação sobre o tema.

Por isso, o Facebook pôs no topo da página do CHD um aviso informando que "esta página publica sobre vacinas" e um link para o site do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, além de desativar a capacidade da organização de Kennedy Jr. em arrecadar fundos na rede social. Apesar disso, a rede social ainda permite que conteúdos antivacinas sejam postados na página.

De acordo com o Facebook, após o processo de verificação dos fatos e avisos sobre conteúdos falsos, o envio de usuários para o site do Centro de Controle e Prevenção reduziu "drasticamente, em 95%".

Segundo com o Business Insider, a ação acusa o Facebook de violar a Primeira Emenda, uma lei do governo Trump que se aplica apenas a entidades governamentais e não a empresas privadas. Mas, o CHDD alega que, como o Facebook incorporou a orientação do CDC em seus rótulos de verificação de fatos, o governo "privatizou o papel de censor público do Facebook".

Grupos antivacinas têm utilizado há anos as mídias sociais para espalhar teorias falsas sobre vacinas. A maior parte do conteúdo do tipo no Facebook se origina de fontes ilegais, de acordo com uma investigação do site The Atlantic.

O Business Insider entrou em contato com o Facebook para comentar o processo, mas não obteve resposta.