Com chifres e cauda torta, 'Cometa do Diabo' chega em abril; saiba como ver

O cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como "Cometa do Diabo", se aproxima da Terra e estará visível durante o mês de abril. O fenômeno poderá ser visto a partir de hoje (8) na América do Norte, que também contará com o eclipse solar total.

O que é o Cometa do Diabo?

O 12P/Pons-Brooks - nome técnico - foi batizado assim por conta dos dois astrônomos que o observaram pela primeira vez: o francês Jean-Louis Pons (1812) e o britânico William Robert Brooks (1883).

O apelido de "cometa do diabo" veio por conta da aparência assimétrica do fenômeno como se tivesse chifres. Esse formato seria resultante da pressão exercida pela radiação solar, que moldou uma cauda de gás e poeira na trajetória do astro.

Diversos astrônomos investigam as potenciais origens do formato em chifre exibido pelo Cometa do Diabo. Uma das teorias em análise sugere que o cometa está liberando gás e poeira de maneira desigual por conta dessa pressão da radiação solar. Outra linha de pensamento considera a hipótese de que ocorra um bloqueio da visão de uma porção do material luminoso liberado por ele.

O Cometa do Diabo contorna o sistema solar a cada 71 anos e sua última aparição aconteceu em 1952, de acordo com a Associação Britânica de Astronomia. Os cometas com um período orbital de 20 a 200 anos são considerados um cometa do "tipo Halley".

Onde será possível observar o Cometa do Diabo?

O Cometa do Diabo estará visível inicialmente no hemisfério norte. A partir desta segunda-feira (8), por exemplo, ele já poderá ser visto nos EUA.

No entanto, ele também poderá ser observado no hemisfério sul a partir do dia 21 de abril. No dia, o cometa estará no céu do Brasil nos seguintes horários:

  • Na região Norte, especialmente no Acre, a visibilidade do cometa seguirá até aproximadamente as 19h50, devido à localização do estado no extremo oeste do país.
  • No Nordeste, por outro lado, os observadores poderão avistar o 12P/Pons-Brooks entre as 17h45 e as 18h20.
  • Quanto ao Rio de Janeiro, o cometa poderá ser observado até cerca das 18h20.
Continua após a publicidade

Devido à proximidade com a Linha do Equador, as regiões Norte e Nordeste terão uma oportunidade melhor de observar o corpo celeste em uma altitude mais elevada antes das demais partes do Brasil.

O cometa vai estar bem baixo no céu. De acordo com a NASA, será possível observá-lo a 15° da linha do horizonte, na direção oeste.

* Com informações de reportagem publicada em 14/03/2024.

Deixe seu comentário

Só para assinantes