Eclipse solar acontece hoje: saiba que horas começa e onde assistir ao vivo

Três países terão a possibilidade de acompanhar presencialmente o eclipse solar total e parcial que acontece hoje (8): Canadá, Estados Unidos e México.

O fenômeno não será visível no Brasil. O UOL retransmite em seu canal no YouTube o eclipse, a partir de 14 horas. Clique aqui e ative a notificação.

Eclipse solar total: o que é?

O eclipse solar total ocorre quando a Lua fica posicionada entre o Sol e a Terra, bloqueando toda a luz do Sol que chega ao planeta.

O bloqueio, portanto, acaba transformando por um curto período o dia em noite.

O alinhamento entre os corpos celestes deve acontecer por quatro minutos e 28 segundos no México, segundo a Nasa.

Nos EUA, o alinhamento durará 4 minutos e 26 segundos. O tempo máximo no Canadá será de 3 minutos e 21 segundos.

Após o eclipse solar total em 8 de abril de 2024, o próximo eclipse solar total que poderá ser visto nos Estados Unidos será em 23 de agosto de 2044.
Nasa

O eclipse solar parcial ou anular ocorre quando a Lua bloqueia apenas parte da luz do Sol. Neste caso, não há alinhamento total entre três corpos celestes.

Estima-se que mais de 30 milhões de pessoas estarão no caminho do eclipse. A depender da localização e condições climáticas, elas poderão acompanhar o eclipse solar total ou parcial.

Continua após a publicidade

Saiba onde assistir

O UOL fará a transmissão do evento com imagens da Nasa. A agência americana vai exibir o evento ao vivo, com programação que vai das 14h às 17h (de Brasília) e contará com entrevistas (inglês/espanhol) e imagens do trajeto do fenômeno.

A previsão para o início do eclipse solar total é a partir das 15h07, no horário de Brasília.

O Observatório Nacional, unidade de pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, também fará transmissão no seu canal no Youtube, a partir de 12h30.

O canal Disney+ transmite o raro acontecimento astronômico 15h.

Deixe seu comentário

Só para assinantes