Topo

TV


É vitrine ou TV? LG mostra tela Oled transparente em prévia da CES

A Oled Shelf usa a tecnologia de tela Oled transparente da LG para servir como uma decoração inteligente - LG Display/Divulgação
A Oled Shelf usa a tecnologia de tela Oled transparente da LG para servir como uma decoração inteligente Imagem: LG Display/Divulgação

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt, em São Paulo

29/12/2021 18h43

Durante a CES 2022, feira de tecnologia marcada para janeiro em Las Vegas (EUA), a LG Display apresentará novos usos para seus futuristas painéis Oled transparentes. Mas a empresa já antecipou algumas novidades antes do evento.

Entre os destaques, estão os conceitos Oled Shelf, uma espécie de TV com duas telas para uso doméstico; dois modelos de vitrines inteligentes para lojas e um equipamento de escritório. A feira de tecnologia começa em 3 de janeiro.

Todos os produtos utilizam os mesmos painéis Oled de 55 polegadas, com 40% de transparência e resolução de 1080p. São apenas protótipos, mas as telas estão prontos para produção, com a 8ª geração do processo de fabricação de monitores da empresa sul-coreana.

Algumas vitrines inteligentes, inclusive, já estão em uso experimental na Ásia e Europa.

A LG Display não deve ser confundida com a LG Electronics. A primeira é a empresa que apenas fabrica os painéis e telas, e cria os mais versáteis conceitos para seus usos — que seus clientes podem produzir e introduzir no mercado.

A segunda é a fabricante de produtos para o consumidor final, como TVs, caixas de som, projetores e tudo o mais. A marca não produz mais celulares desde julho deste ano.

O que é o Oled Shelf

O Oled Shelf consiste em dois painéis transparentes, montados um acima do outro, com uma espécie de prateleira em cima (por isso o nome shelf, que em inglês significa "prateleira") e um pedestal com aspecto de rack embaixo. Nesta moldura ficam os componentes eletrônicos, entradas HDMI e outras.

De acordo com a empresa, o modelo é ideal para salas de estar de residências, onde pode ser usada para exibir imagens estáticas, como quadros famosos, ou vídeos — ou as duas coisas simultaneamente em cada tela, com informações complementares ou não.

O aparelho tem um modo de exibição que o deixa ligado o tempo todo, interessante para o caso de reprodução de obras de arte — devido à transparência da tela, parecem integradas ao ambiente, virando um item de decoração. Também é possível instalar um quadro físico atrás do display, que quando estiver desligado, revela a pintura atrás.

Quando a Oled Shelf está em uso, uma folha de material opaco motorizada se desenrola, como um painel de projetor, para que as imagens fiquem mais vibrantes e sem o aspecto fantasma que telas transparentes podem apresentar.

Vitrines e telas inteligentes

A LG Display também apresentará duas vitrines inteligentes e uma tela para o ambiente de trabalho, durante a CES 2022.

lg - LG Display/Divulgação - LG Display/Divulgação
Shopping Managing Showcase
Imagem: LG Display/Divulgação

A Shopping Managing Showcase, focada em lojas de departamento de luxo, por exemplo, é composta por um display transparente, com moldura de madeira, posicionado em frente aos expositores de produtos físicos.

A tela pode adicionar uma camada de informações, efeitos visuais para realçá-los, sugestões de itens relacionados e outras informações, complementando a experiência de compra.

Show Windows - LG Display/Divulgação - LG Display/Divulgação
Show Window
Imagem: LG Display/Divulgação

Já a Show Window foi concebida para vitrines de lojas e museus. São quatro telas Oled transparentes de 55 polegadas, formando um grande painel. Isso substitui adesivos nos vidros, placas e até os próprios manequins. Os textos e dados podem ser alterados facilmente a qualquer momento.

De acordo com a empresa, há protótipos em uso na loja de moda Musinsa, em Seul (Coreia do Sul), e nas janelas de alguns vagões de metrô na China e no Japão. Também foram utilizadas em exposições de artes nos museus The Smithsonian e 180 The Strand, em Londres, e em um desfile da Bulgari.

Por sua vez, a SmartWindow é pensada para o ambiente corporativo. Nenhuma imagem foi divulgada, mas a empresa descreve o produto como uma tela Oled transparente para chamadas de vídeo e apresentações no escritório.

Como todos estes produtos são apenas conceitos, talvez não cheguem ao mercado. Mas mostram a versatilidade e possibilidades da nova tecnologia e dão ideias de como os clientes da LG podem usar essas novas telas.

A LG Display, que desde 2014 tem investido em telas transparentes e flexíveis, diz estar preparada para auxiliar seus clientes a produzir o que desejarem.