Por que o suéter de Freddy Krueger é vermelho e verde? Ciência explica

Quem já viu os filmes da franquia "A Hora do Pesadelo", iniciada em 1984, consegue identificar facilmente uma peça fundamental do assustador Freddy Krueger: seu suéter listrado nas cores vermelho e verde.

Tal vestimenta ajudava a tornar ainda mais assombroso o sonho de suas vítimas e a ciência pode explicar o motivo disso ocorrer.

Wes Craven, diretor do filme, já afirmou que não estava querendo revolucionar no quesito perturbação quando escolheu justamente essas cores para seus personagens.

A verdade é que quem assiste à série de filmes sabe o desconforto causado.

Mas como explicar isso?

10. Fruto de estupro coletivo, o grande personagem de "A Hora do Pesadelo" (1984) atormenta a cidade de Springwood, matando crianças e adolescentes. O vilão Freddy Krueger morreu em um incêndio e ficou com a aparência assustadora: ganhou navalhas nas mãos e cicatrizes pelo corpo. Uma curiosidade: o longa "A Hora do Pesadelo" foi gravado em apenas 32 dias.
10. Fruto de estupro coletivo, o grande personagem de "A Hora do Pesadelo" (1984) atormenta a cidade de Springwood, matando crianças e adolescentes. O vilão Freddy Krueger morreu em um incêndio e ficou com a aparência assustadora: ganhou navalhas nas mãos e cicatrizes pelo corpo. Uma curiosidade: o longa "A Hora do Pesadelo" foi gravado em apenas 32 dias. Imagem: Reprodução/UOL Cinema

A saga traz um Freddy Krueger que ataca suas vítimas dentro de seus próprios sonhos. Ele tem seu rosto queimado e completamente desfigurado, seu característico suéter sujo vermelho e verde, além da luva de couro com garras de metal na mão direita.

Todos esses elementos foram escolhidos para tornar o personagem mais assustador, porém o diretor queria um protagonista ainda mais aterrorizante e recorreu a recursos visuais para tal.

Conforme o site Screen Rant, a explicação para a escolha da fantasia e, especificamente, das cores do suéter, se deve ao fato de que Craven havia se deparado com um artigo científico.

Continua após a publicidade

O artigo era da Scientific American e dizia que as pessoas acham o vermelho e o verde difíceis de serem vistos juntos, segundo o Mental Floss.

Dessa forma, ao causar dificuldades em reconhecer especificamente esses tons, tal combinação fica subliminarmente perturbadora.

A explicação é a seguinte: a luz vermelha costuma fazer com que as células da retina disparem, criando uma sensação de alerta e ação. Já a luz verde cria um efeito repousante no cérebro, inclusive mais segurança.

Ou seja, isso significa que as duas cores combinadas se anulariam, já que uma pede ação e outra repouso.

Assim tinha um combo perfeito e era justamente o que Craven queria: os espectadores, assim como as vítimas, se sentiriam agoniados ao virem a vestimenta de Freddy, que com essas cores ficaria ainda mais aterrorizante.

Deixe seu comentário

Só para assinantes