Topo

iOS 17: Apple aposenta iPhones antigos; veja se o seu está na lista

Marcella Duarte

De Tilt, em São Paulo

05/06/2023 16h26Atualizada em 13/06/2023 11h19

A Apple anunciou hoje (5) o novo iOS 17, com novidades para iPhones, durante sua conferência de desenvolvedores WDC 2023.

Acontece todo ano: um novo sistema operacional é lançado e modelos antigos param de receber atualizações.

Isso não quer dizer que serão inutilizados, apenas não vão conseguir usar o novo iOS e nem terão recursos de segurança em dia. Mas, com o passar do tempo, vão perdendo suporte para alguns apps.

Quais iPhones receberão o novo sistema?

No ano passado, com o iOS 16, os "aposentados" foram os iPhones 6S, 7 e 7 Plus.

Agora, seguindo o cronograma, os modelos 8, 8 Plus e X, lançados em 2017, não receberão o novo sistema operacional.

Veja a lista de compatibilidade com o iOS 17:

  • iPhone 8 e 8 Plus: não compatíveis
  • iPhone X: não compatível
  • iPhone XS, XS Max, XR: compatíveis
  • iPhone SE (2020) e SE (2022): compatíveis
  • iPhones da linhas 11, 12, 13, e 14: compatíveis

O iOS 17 deve chegar aos aparelhos no segundo semestre deste ano, provavelmente em setembro, quando será lançada a linha iPhone 15.

Novidades do iOS 17 para iPhone - Reprodução - Reprodução
Novidades do iOS 17 para iPhone
Imagem: Reprodução

Por que Apple aposenta iPhones a partir de um novo iOS?

Sempre que lança uma nova geração do iOS, a Apple "aposenta" modelos mais antigos.

E o que está por trás disso? A empresa disse a Tilt que diferentes fatores são levados em consideração nesse processo, como:

  • Dar suporte para que o máximo possível de usuários possam ter a melhor qualidade em termos de tecnologia;
  • Garantir a melhor experiência do consumidor que usa um iPhone;
  • Manter a segurança de atualizações do dispositivo.

Além do aspecto de software, os componentes de hardware do smartphone também entram no processo de decisão, diz a Apple. Isso por que o sistema operacional é como se fosse um cérebro, que faz tudo funcionar no celular, mas depende dos novos componentes integrados ao dispositivo.

A companhia não entrou em detalhes, mas sabe-se que processadores atuais, por exemplo, conseguem executar trilhões de operações por segundo, um volume muito superior aos chips de cinco, dez anos atrás —nos últimos anos, o processador da Apple também ganhou integração com inteligência artificial para executar tarefas cada vez mais rápidas.

As baterias também são peças físicas que ficam para trás com o passar do tempo. No caso do iPhone, o iOS é desenvolvido e otimizado para consumir menos energia a cada geração.

O que tem de novo no iOS 17?

Alguns destaques do próximo sistema operacional do iPhone são:

Mensagens: o aplicativo nativo do iPhone para trocar mensagens foi repaginado. Ele passará a transcrever automaticamente os áudios e permitir o envio da localização para contatos. É bastante similar ao que o WhatsApp já faz.

Stickers: as famosas figurinhas poderão agora poderão ser criadas a partir de fotos, vídeos e até de emojis. Elas ainda poderão ser usadas em qualquer conversa do app Mensagens, bastando arrastar do teclado para o chat.

namedrop - Reprodução - Reprodução
iOS17: Namedrop é uma função do Airdrop que permite comparitlhar facilmente contatos entre aparelhos com iOS
Imagem: Reprodução

Airdrop: o sistema de compartilhamento de arquivos exclusivo para aparelhos da Apple ganhou uma nova função, chamada de Namedrop. Bastará aproximar um aparelho do outro (dois iPhones ou um iPhone e um AppleWatch, por exemplo), que as suas informações de contato serão transferidas automaticamente para o outro dispositivo. Além disso, é possível usar a internet para transferir dados, caso você precise se afastar enquanto manda algo mais pesado.

stand by - Reprodução - Reprodução
iOS 17: Stand by é uma tela de descanso para o iPhone personalizável com fotos ou informações úteis
Imagem: Reprodução

Modo Stand By: novo modo de exibição de widgets, que lembra uma central de casa inteligente. Quando o celular for colocado na horizontal, por exemplo, em uma mesa de cabeceira ou no balcão da cozinha, vão aparecer notificações, previsão do tempo, compromissos do calendário e mais. Lembra o funcionamento de um Echo Show, da Amazon, ou um Nest Hub, do Google.

Journal: novo aplicativo de diário, para as pessoas registrarem seus pensamentos e atividades ao longo do dia, focado em preservar memórias e na saúde mental. Também pode dar sugestões de tópicos para escrever, analisar como você gasta seu tempo e detectar quando fizer uma atividade diferente.

live - Reprodução - Reprodução
Live Voicemail vai transcrever ligações para você decidir se atende ou não
Imagem: Reprodução

Live Voicemail: os iPhones passarão a mostrar a transcrição de mensagens na caixa postal, ainda enquanto estiverem sendo gravadas, e assim você pode decidir se atende aquela chamada, mesmo se for de um número desconhecido.

Os últimos modelos de iPhone

iPhone 14, 128 GB

iPhone 13, 128 GB

iPhone 12, 128 GB

iPhone 11, 128 GB

Rodapé content commerce -  -