Topo

Por que a Nasa vai 'trancar' 4 pessoas em habitat que simula base em Marte

Mars Dune Alpha é uma simulação de um habitat em Marte feito pela Nasa em Houston, no Texas (EUA) - Go Nakamura/Reuters
Mars Dune Alpha é uma simulação de um habitat em Marte feito pela Nasa em Houston, no Texas (EUA) Imagem: Go Nakamura/Reuters

De Tilt, em São Paulo

30/04/2023 11h38

A Nasa quer levar humanos para Marte na década de 2030. Enquanto isso não acontece, a agência quer estar preparada para quando isso for possível. Por essa razão, eles montaram uma simulação de como seria viver numa estação instalada no Planeta Vermelho e colocarão quatro pessoas lá por um ano, para entender como elas se compartam em um ambiente hostil.

Prevista para começar em junho, a missão já escolheu os pesquisadores que ficarão no Mars Dune Alpha, um habitat de 158 metros quadrados, que fica no Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas (EUA). São eles:

  • Kelly Haston, comandante e cientista especializada em estudar doenças humanas
  • Ross Brockwell, engenheiro de voo
  • Nathan Jones, médico
  • Alyssa Shannon, enfermeira

Tem ainda dois tripulantes reserva, caso haja algum problema: o engenheiro Trevor Clark e Anca Selariu, que é microbiologista da Marinha.

O que os pesquisadores farão no "habitat marciano"

O habitat em que eles viverão conta com uma cozinha, áreas de uso comum, estações de trabalho e dois banheiros. Há ainda uma área externa com murais e areia vermelha que simula a do Planeta Vermelho. Nela, eles farão simulações de caminhadas espaciais com a ajuda de sistemas de realidade virtual.

Nasa cria habitat para simular vida em Marte

Para começar, esta missão de junho será a primeira de três planejadas pela Nasa — as outras estão previstas para 2025 e 2026.

A ideia é simular os desafios de uma missão humana até Marte, o que vai incluir limitação de recursos, falha de equipamentos, atrasos na comunicação e outros incidentes.

"A simulação permitirá que nós coletemos dados sobre desempenho físico e cognitivo para nos ajudar a entender melhor os potenciais impactos em uma missão de longa duração para Marte na saúde e performance da tripulação", explica Grace Douglas, principal pesquisadora do programa Chapea (Crew Health and Performance Exploration Analog), em comunicado no site da Nasa.

"Por fim, essas informações ajudarão a Nasa a tomar decisões para deenhar e planejar uma missão tripulada para Marte", finalizou Grace.

Não custa lembrar que a missão Artemis, que busca realizar uma missão tripulada à Lua, tem também como objetivo tentar estabelecer uma base em nosso satélite natural como "parada" antes de uma viagem longa até Marte — a título de curiosidade, uma viagem da Terra até o Planeta Vermelho leva cerca de 21 meses.

*Com informações do Space.com