Topo

Nasa apresenta traje espacial de missão que levará humanos à Lua em 2025

Rosália Vasconcelos

Colaboração para Tilt, do Recife

15/03/2023 14h27Atualizada em 15/03/2023 19h45

O traje dos astronautas que pisarão em solo lunar depois de 50 anos foi apresentando pela Nasa nesta quarta-feira (15). O anúncio faz parte do "esquenta" para a terceira missão do programa Artemis, prevista para enviar humanos à Lua em dezembro de 2025.

A nova geração de trajes espaciais foi exibida na cor preta, com detalhes em laranja e tons de azul, para dar mais destaque ao lançamento. Porém, é apenas um protótipo em fase de testes. O que os astronautas usarão na Lua será na tradicional cor branca.

Segundo a Nasa, a cor é escolhida em função do conforto térmico. A missão Artemis 3 vai explorar o polo sul da Lua, onde os astronautas devem encontrar temperaturas em torno de -200ºC.

"Estas atualizações aqui apresentadas são mais do que uma evolução de design. É uma verdadeira revolução", disse a astronauta veterana Peggy Whitson, 63, que será a comandante da AX-2, uma das primeiras missões privadas para a Estação Espacial Internacional (ISS), prevista para maio.

O novo traje não foi desenvolvido pela Nasa, como de costume, mas sim pela empresa Axiom Space. O investimento inicial foi de US$ 228 milhões. Até 2034, devem ser gastos até US$ 3,5 bilhões em trajes para astronautas na Lua e na ISS.

Astronautas conseguirão andar mais

Segundo os engenheiros, a estrutura da roupa foi pensada para garantir maior mobilidade dos astronautas na Lua. Isso significa que eles poderão:

  • Mover os braços e as pernas -- como acionar algum botão no capacete, por exemplo -- em menos tempo
  • Virar-se em ângulo de 45ºC
  • Ficar em posição de agachamento e até mesmo se ajoelhar
  • Andar longas distâncias com maior conforto e autonomia
  • Vestir-se mais rapida e facilmente
  • Adaptar-se aos diferentes tipos de corpo, inclusive os femininos
Jim Stein mostrando grau de mobilidade de traje espacial desenvolvido pela Axiom Space e que será usado na missão Artemis - Mark Felix/AFP - Mark Felix/AFP
Jim Stein mostrando grau de mobilidade de traje espacial desenvolvido pela Axiom Space e que será usado na missão Artemis
Imagem: Mark Felix/AFP

Detalhes do capacete

Uma faixa de luz, como uma aura, em ao redor de toda a cabeça do astronauta, foi integrada ao capacete. Ela pode ser acionada a qualquer momento para auxiliar na visão.

Na parte traseira, há uma câmera de vídeo para gravação de imagens com resolução HD, tanto da Lua quanto da nave espacial.

Luvas flexíveis

As luvas prometem ser produzidas com um material resistente e que proteja os astronautas dos efeitos da microgravidade. O plano é que elas aumentem a flexibilidade dos dedos e permitam segurar objetos com mais firmeza.

Engenheiro Jim Stein abraça pessoa durante apresentação de traje espacial da Axiom Space - Mark Felix/AFP - Mark Felix/AFP
Engenheiro Jim Stein abraça pessoa durante apresentação de traje espacial da Axiom Space
Imagem: Mark Felix/AFP

As etapas do retorno à Lua

O programa Artemis tem o objetivo final de levar humanos novamente à Lua — incluindo a primeira mulher. Ele foi dividido em três missões.

Artemis 1, concluída em dezembro de 2022: foi lançada para circundar a Lua visando testar as tecnologias necessárias para as etapas seguintes. Entre elas, o megafoguete Space Launch System (SLS), a cápsula Orion, que futuramente vai receber os astronautas, e os sistemas de comunicação e de suporte de vida. Não houve tripulação.

Artemis 2, programada para 2024: vai apenas orbitar a Lua por alguns dias, mas desta vez com astronautas a bordo. Mas ainda sem um pouso lunar.

Artemis 3, dezembro de 2025: após anos de testes e desenvolvimento de um módulo de pouso, a expectativa é que finalmente os humanos consigam pisar em solo lunar novamente e em segurança. Será nesta fase que o novo traje espacial será oficialmente estreado.

Se o programa tiver sucesso, a Nasa pretende instalar uma base lunar em solo e uma estação espacial na órbita da Lua, permitindo uma presença humana constante.

A ideia a longo prazo é fazer da Lua uma base para viagens mais longas, principalmente para explorar Marte.