Topo

Google anuncia novidades em IA; aeroporto de São Paulo terá visita imersiva

CardManpr.nl/Unsplash
Imagem: CardManpr.nl/Unsplash

Marcella Duarte

De Tilt, em São Paulo (SP)

08/02/2023 13h14

O Google anunciou hoje (8), em um evento em Paris, na França, novidades para seus serviços de Busca, Mapas e Tradutor. Para os brasileiros, o destaque ficou por conta do recurso de visualização imersiva e live view, que chegará a alguns pontos de São Paulo, como o aeroporto internacional de Guarulhos.

Novas ferramentas com Inteligência Artificial (IA) para o buscador integram texto, imagens e vídeos. O objetivo é criar uma experiência que "funcione mais como nossa mente".

"Com a nossa próxima geração de tecnologias potencializadas por IA, estamos deixando a Busca mais visual, natural e intuitiva para explorar informações", disse a vice-presidente de Busca, Elizabeth Reid.

Se você consegue ver, você consegue buscar — com esta frase, o Google resumiu as novidades. Confira as principais:

Multibusca (Multisearch)

Um recurso para pesquisar imagem e texto ao mesmo tempo. Já está disponível globalmente, em todos os idiomas e países onde o Lens está disponível, inclusive no Brasil.

Por exemplo, você tirou uma foto ou viu na internet um vestido que gostou, e quer encontrá-lo para vender — mas em outra cor. Basta adicionar o pedido (por exemplo, "verde") no campo de busca no topo.

Pesquisar tela (Search Screen)

A ferramenta Lens, que já permite usar a câmera do celular para explorar o ambiente, também deixará explorar a própria tela do celular - em sites ou apps, sem precisar sair deles. Por exemplo, um amigo te enviou o vídeo de uma viagem pelo WhatsApp e você quer descobrir que ponto turístico é aquele.

Estará disponível "em breve", apenas para Android. Veja como ativar:

  1. Mantenha pressionado o botão liga/desliga ou home (Google Assistente)
  2. Toque em "pesquisar tela"
  3. O Lens automaticamente vai identificar o local
  4. Clique para saber mais

Visualização imersiva (Immersive View)

Segundo a empresa, a visualização imersiva "faz você se sentir como se estivesse lá mesmo antes de visitar". Este recurso do Mapas funde bilhões de imagens Street View e panoramas aéreos para criar um modelo digital do mundo. E adiciona camadas de informações úteis, como clima, trânsito e ocupação.

Por exemplo, você quer visitar um museu e pode "sobrevoar" ele antes de ir, ver onde são as entradas, se é cheio naquele horário e se vai chover. Há um controle deslizante de tempo, que mostra a transformação da paisagem durante aquele dia (anoitecendo, chovendo etc).

E, se já estiver lá e bater uma fome, pode explorar restaurantes e cafés próximos — inclusive o interior deles. As cenas realistas são criadas por meio de campos de radiância neural (NeRF), uma técnica avançada de IA que transforma imagens comuns em representações 3D.

Já está disponível em cinco cidades (Londres, Los Angeles, Nova York, São Francisco e Tóquio) e "em breve" deve chegar a outras.

Visualização ao vivo (Live View)

A pesquisa com Live View usa IA e Realidade Aumentada para encontrar pontos de interesse ao seu redor, como estações de metrô, caixas eletrônicos, restaurantes e parques. Basta abrir a câmera e mover o telefone; setas apontam a direção a seguir. Por enquanto, está disponível nas mesmas cinco cidades e será expandida nos próximos meses.

Já a funcionalidade Live Indoor View (ambientes internos) — hoje disponível apenas em alguns pontos dos EUA, Zurique e Tóquio — chegará a 1.000 novos aeroportos, estações de trem e shoppings em diversas cidades, incluindo São Paulo e o aeroporto de Guarulhos. Assim, será possível encontrar o que precisa dentro deles com facilidade.

E o Bard?

O evento aconteceu logo após o anúncio, esta semana, de que o Google está desenvolvendo uma inteligência artificial de conversa, chamada Bard — similar ao ChatGPT e ao DALL-E and.

Mas a empresa não deu muito mais detalhes sobre o sistema, que está "em período de testes de grupos externos" e deve chegar ao público nas próximas semanas. O vice-presidente Prabhakar Raghavan ressaltou a importância de desenvolver a tecnologia "de forma ousada e responsável, com informação atual e de qualidade".

Lembrando que, mesmo com as polêmicas, a Microsoft integrou o ChatGPT ao seu navegador Bing, transformando buscas em conversas.