Topo

Cães-robôs tentam enfeitar árvore de Natal neste vídeo hilário; assista

Robôs da Boston Dynamics tentam colocar enfeite em árvore e as coisas não saem como esperado - Reprodução/YouTube/Boston Dynamics
Robôs da Boston Dynamics tentam colocar enfeite em árvore e as coisas não saem como esperado Imagem: Reprodução/YouTube/Boston Dynamics

Gabriel Dias

Colaboração para Tilt, em Macapá (AP)

23/12/2022 04h00

A Boston Dynamics, conhecida por produzir o cachorro-robô Spot, lançou um vídeo de Natal com três deles decorando uma árvore de Natal.

Os cães tecnológicos tiveram de trabalhar em equipe para realizar a tarefa desafiadora, já que a árvore era bem mais alta do que o alcance deles. O resultado é hilário.

"Esperamos que você tenha uma temporada de férias edificante!", diz a empresa em uma mensagem que acompanha a esquete de 90 segundos.

A missão foi, literalmente, difícil pra cachorro. Começa com um primeiro Spot, carregando um grande laço vermelho para colocar no topo da árvore de Natal. Mas, mesmo totalmente estendido e usando sua pata robótica, ele não consegue atingir esta altura.

É neste momento que entra em cena um segundo e um terceiro cães-robôs, que se unem para criar uma "plataforma" para que o outro possa chegar mais alto. E ele consegue botar o enfeite — mas o final é inesperado.

Assista:

O vídeo festivo é uma demonstração da versatilidade do Spot, e também um exemplo quase perturbador de como robôs podem trabalhar juntos para atingir um objetivo — e têm suas falhas.

Mas, conforme admitiu a Boston Dynamics, eles não estavam agindo sozinhos — eram controlados por operadores capacitados. As funções básicas, como manter o equilíbrio e o movimento, eram executadas automaticamente pelos cães, mas as pessoas que decidiam o que deviam fazer, como e onde ficar.

Versatilidade do Spot

Apesar do final desastroso doo vídeo, o Spot é impressionante. Desde 2020, a Boston Dynamics o comercializa para empresas automatizarem tarefas como inspeções, monitoramento e mapeamento.

Robô-cão Spot, da Boston Dynamics - Boston Dynamics/Divulgação - Boston Dynamics/Divulgação
Imagem: Boston Dynamics/Divulgação

A gigante automobilística Ford testou o cachorro-robô para escanear uma de suas fábricas nos Estados Unidos. Os funcionários ficaram impressionados com a capacidade do Spot de lidar com escadas e terrenos irregulares, e também com a velocidade de operação

Nos últimos anos, eles também foram vistos auxiliando médicos e pacientes em Boston, trabalhando como cão pastor na Nova Zelândia, participando de uma operação do Exército francês e dançando em um jogo de beisebol no Japão.

O cão-robô Spot foi equipado com uma câmera para trabalhar no combate ao coronavírus - Divulgação - Divulgação
O cão-robô Spot foi equipado com uma câmera para trabalhar no combate ao coronavírus
Imagem: Divulgação