Topo

Nasa não está convencida de que 'bola de fogo' do céu destruiu casa nos EUA

A casa da família ficou completamente destruída após o incêndio, supostamente iniciado pela queda de um meteorito - Reprodução/KCRA
A casa da família ficou completamente destruída após o incêndio, supostamente iniciado pela queda de um meteorito Imagem: Reprodução/KCRA

De Tilt, em São Paulo

08/11/2022 09h46Atualizada em 08/11/2022 10h12

Autoridades na Califórnia investigam se um incêndio no condado de Nevada, que resultou na morte do cachorro de estimação de um casal, foi provocado após um meteorito atingir a residência na última sexta-feira (4).

Testemunhas relatam ter visto uma "bola de fogo" cruzando o céu na mesma noite da ocorrência. Por isso, existe a suspeita de que a região tenha registrado uma chuva de meteoros, fenômeno luminoso gerado a partir da entrada em alta velocidade de um corpo celeste na atmosfera terrestre.

Em geral, os fragmentos de rocha espacial se desintegram antes de atingir o solo. Contudo, quando eles sobrevivem, são chamados de meteoritos.

Para William Cooke, gerente do escritório de ambientes de meteoroides da Nasa, o incêndio dificilmente foi gerado por um meteorito. Ao site ABC 10, ele afirmou que as quatro "bolas de fogo" registradas naquela noite seriam incapazes de produzir fragmentos que conseguissem sobreviver até chegar ao solo. Além disso, quando meteoritos conseguem resistir, eles já chegam frios.

O que rolou na casa incendiada

Dustin Procita estava sentado no sofá com seus dois cachorros quando percebeu que algo havia atingido sua casa, iniciando um incêndio. "Ouvi um grande estrondo. Comecei a sentir cheiro de fumaça e fui para a varanda. Ela estava completamente envolta em chamas", contou em entrevista à emissora local KCRA.

De acordo com o capitão Josh Miller, do Corpo de Bombeiros de Penn Valley, vídeos de câmeras de segurança da região mostram um clarão no céu por volta de 19h30 (horário local).

No momento do acidente, Dustin estava sozinho com os animais enquanto a esposa Jeanette estava no trabalho.

Durante o incêndio, Dustin conseguiu sair de casa e levar consigo um dos cães. Quando tentou voltar para resgatar Tug, um Rat Terrier, a fumaça já tinha tornado inviável que ele entrasse na residência em chamas, e o animal acabou morrendo.

"Tentei dar a volta para entrar pelas janelas, mas o fogo e a fumaça estavam se espalhando e eu não conseguia ver o interior". Agora, a família tenta arrecadar fundos para reconstruir a residência por meio de uma campanha online.

De acordo com o capitão Miller, um dos responsáveis pela apuração do incêndio, dentro de duas semanas a investigação deve estar concluída.

Qual é a chance de meteoritos chegarem a terra?

*Com texto de Gabriel Tavares