Por que esse asteroide está sendo chamado de 'assassino de planetas'

Pixabay
Imagem: Pixabay

Cláudio Gabriel

Colaboração para Tilt*, do Rio de Janeiro

08/11/2022 04h00Atualizada em 09/11/2022 10h02

Uma equipe de astrônomos de diversas partes do planeta descobriu um asteroide que está ganhando um nome peculiar. Batizado de "assassino de planetas", o 2022 AP7 é o asteroide mais perigoso para a existência da vida na Terra descoberto ao menos nos últimos oito anos.

Seu tamanho não está definido com certeza — estimativas apontam para cerca de 1 km a 2,3 km de diâmetro. Outros dados dizem que o tamanho é de 1,5 km. O nome vem da possibilidade dele, com esse tamanho, destruir nosso planeta. O estudo foi revelado em um artigo na revista The Astronomical Journal.

O "assassino de planetas" foi descoberto durante uma pesquisa com a Dark Energy Camera, no Chile, um dos maiores projetos de observação astronômica que existe. Ele deve estar também entre os asteroides mais perigosos já descobertos pela ciência.

Essa denominação assusta, mas não é preciso sentir medo — pelo menos, por enquanto. Isso porque ele está longe da Terra e a chance de o AP7 atingir nosso sistema é bem pequena por agora.

"Com o tempo, o asteroide começará a cruzar a órbita da Terra mais perto de onde a Terra está, mas isso será séculos no futuro, e não sabemos a órbita de 2022 AP7 com precisão suficiente para dizer muito sobre seus perigos nos próximos séculos", conta o principal cientista do grupo, Scott Sheppard, do Laboratório de Terra e Planetas da Carnegie Institution for Science.

Apesar disso, ele diz em entrevista ao site Euronews Next que a "pesquisa crepuscular está vasculhando a área dentro das órbitas da Terra e de Vênus em busca de mais asteroides. Até agora, encontramos dois grandes próximos da Terra com cerca de um quilômetro de diâmetro".

Os outros dois encontrados são o 2021 LJ4 e 2021 PH27, que, apesar do tamanho similar, possuem órbitas distantes do nosso planeta.

E o futuro?

Se, por agora, não há nenhum risco, existe um receio sobre o futuro. A NASA tem investido em testes de defesa contra objetos de fora do planeta. Recentemente, uma nave da missão Dart colidiu com um asteroide pequeno que poderia atingir a Terra. Mas o mesmo não poderá ser dito se um asteroide com cerca de 1 km chegar na nossa órbita.

Para Sheppard, isso teria um impacto devastador na vida como A conhecemos. A superfície provavelmente iria esfriar, já que a luz do sol não conseguiria chegar facilmente.

"Seria um evento de extinção em massa como não vemos na Terra há milhões de anos", conta.

Para o diretor do Spaceguard Center, na Inglaterra, as chances da colisão são pequenas e em um futuro muito distante. Tempo esse suficiente para ter alguma forma de contrapor a ameaça.

"Só que, caso dê errado, poderíamos perder de 25% a 40% da população, além de uma falha na infraestrutura essencial que suporta a humanidade atualmente", finaliza ele à Euronews Next.

Agora é torcer para que as previsões estejam certas e que não precisemos nos preocupar com o 2022 AP7 em momento algum.

(*) Com informações do The Astronomical Journal e Euronews Next