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Netflix anuncia plano mais barato, com anúncios, em novembro; veja o preço

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Imagem: Getty Images

De Tilt*, em São Paulo

13/10/2022 14h49Atualizada em 17/10/2022 15h27

A partir de 3 de novembro, a Netflix começará a liberar o seu plano pago com propagandas. No Brasil, ele custará R$ 18,90 por mês; já nos Estados Unidos a mensalidade será de US$ 6,99 (cerca de R$ 36,60 no câmbio atual).

Desde o início do ano, após anúncio de perda de assinantes, a Netflix disse ter começado a desenvolver uma modalidade de plano mais barata para tentar atrair mais pessoas para o serviço.

"Estamos confiantes que, com preços a partir de R$ 18,90 ao mês, a Netflix tem um preço e um plano para todos os fãs", disse Greg Peters, chefe de operações da Netflix, em comunicado no blog da empresa. "Essa iniciativa está apenas começando, mas ficamos felizes com o interesse tanto dos consumidores quanto dos anunciantes, e estamos muito empolgados com o que vem por aí".

O que o plano Básico com anúncios tem de diferente?

Como o nome sugere, diferente de outros planos, a primeira característica é que serão exibidos anúncios publicitários.

Segundo a Netflix, uma média de 4 ou 5 propagandas por hora — a duração delas será entre 15 ou 30 segundos, podendo aparecer antes ou durante os programas.

Além disso, a qualidade de séries e filmes liberados será até HD (720p), e a empresa diz que o acervo será um pouco menor que dos outros planos "devido a restrições de licença". No entanto, a Netflix diz que tem trabalhado nisso.

Por fim, o plano com propagandas não permitirá que os assinantes baixem filmes para ver offline — algo que já era esperado baseado em rumores e análises de código feitas previamente.

Além de Brasil e Estados Unidos, o plano básico com propaganda será também disponibilizado no Canadá, Austrália, França, Alemanha, Itália, Coreia do Sul, México, Espanha e Reino Unido.

Por que um plano com propagandas?

O anúncio da Netflix chega meses após a empresa demitir 300 funcionários para ajustar as contas após uma perda considerável de assinantes.

De acordo com um relatório de resultados divulgado em abril pela Netflix, a empresa perdeu 200 mil assinantes durante o primeiro trimestre de 2022. No mesmo período, ela teve lucro líquido de US$ 1,597 bilhão, abaixo do US$ 1,706 bilhão alcançado nos três primeiros meses de 2021. Foi a primeira queda de assinantes em uma década

A maioria dos demitidos, 216, era dos escritórios de EUA e Canadá. Do total, 53 são da Europa, 30 da Ásia e 17 da América Latina.

Em maio, a plataforma de streaming já havia demitido 150 profissionais depois que as suas ações afundaram, quando os investidores perceberam que o crescimento havia estancado.

"Lamentamos não ter visto a nossa desaceleração antes, poderíamos ter assegurado um reajuste mais gradual do negócio", escreveram os fundadores da Netflix, Reed Hastings e Ted Sarandos, em texto enviado aos funcionários da empresa, segundo o site The Hollywood Reporter à época.

Outra medida para tentar aumentar a receita é combater o compartilhamento de senhas entre usuários. A Netflix tem realizado testes para a funcionalidade que inclui, por exemplo, a cobrança de taxas adicionais para quem divide a senha com pessoas que não vivem na mesma casa do assinante.

Em testes no exterior, as taxas ficam entre US$ 2,12 (R$ 11,10 na conversão direta) e US$ 3 (R$ 15,70).

Quais são os planos da Netflix?

  • Básico - R$ 25,90/mês

Qualidade de vídeo de até 480p e dá direito a apenas uma tela.

  • Padrão - R$ 39,90/mês

Qualidade de vídeo de até 1080p (FullHD) e dá direito a duas telas simultaneamente.

  • Premium - R$ 55,90/mês

Qualidade de vídeo de até 4K+HDR e dá acesso a até quatro telas simultaneamente.

Comparação com concorrentes

Chama a atenção que o plano básico com anúncios da Netflix chega a ser mais caro que de algumas plataformas concorrentes.

O plano mais barato da HBO Max, apenas para dispositivos móveis (smartphones e tablets) custa R$ 14,15 por mês, quando se assina por um ano.

Já o Prime Video, da Amazon, custa R$ 14,90 por mês e inclui outros serviços da gigante de varejo, como frete grátis em compras online na loja da companhia. Em um plano anual, é possível assinar o Amazon Prime por R$ 9,90 por mês (ou R$ 119 por ano).

*Com informações adicionais de colaboração de Felipe Mendes