Topo

iPhone 14 aciona polícia ao confundir montanha-russa com acidente de carro

Movimentos da montanha-russa podem "enganar" acelerômetro e giroscópio do iPhone 14 - Divulgação
Movimentos da montanha-russa podem "enganar" acelerômetro e giroscópio do iPhone 14 Imagem: Divulgação

Barbara Mannara

Colaboração para Tilt*, do Rio de Janeiro

10/10/2022 16h03

O centro de teleatendimento da polícia de Mason, no estado norte-americano de Ohio, já recebeu seis alertas de acidentes de carro enviados automaticamente pelo novo iPhone 14, que conta com a tecnologia de "Crash Detection" ("detecção de acidente"). Mas o endereço do ocorrido é sempre o mesmo: um parque de diversões.

Não, as pessoas não estão batendo o carro no estacionamento do Kings Islands, atração turística no local há 50 anos. A nova ferramenta do celular da Apple está sendo acionada erroneamente quando o aparelho é levado em uma das montanhas-russas do parque.

A tecnologia (presente também nos smartwatches da linha Watch Series 8 e Ultra) se baseia em dados captados pelos sensores do giroscópio e do acelerômetro. O problema é que tudo isso pode ser ativado pelos loopings, quedas, frenagens e outros movimentos bruscos da montanha-russa.

Casos similares têm sido reportados em diversos pontos dos EUA.

A repórter do Wall Street Journal, Joanna Stern, chegou a publicar no Twitter um vídeo com o áudio enviado automaticamente pelo celular à polícia, após um passeio no brinquedo da Kings Islands.

Como funciona?

O Crash Detection foi uma das grandes novidades anunciadas pela Apple quando lançou a linha do iPhone 14, no início de setembro.

Quando os sensores detectam certos tipos de movimentos (como virar de cabeça para baixo e freiar repentinamente), o aparelho exibe um alerta na tela, perguntando se houve um acidente de carro. Se o dono não desativar a notificação em 20 segundos, uma mensagem é enviada automaticamente para serviços de emergência mais próximos.

Apesar de não ser 100% exato, o recurso já mostrou que tem potencial. Recentemente, ele ajudou a avisar a polícia sobre um acidente em Nebraska, nos Estados Unidos. O carro bateu em uma árvore, fazendo seis vítimas fatais.

Para evitar que a tecnologia seja acionada sem querer, o dono do aparelho pode colocá-lo em modo avião, desativar o recurso nas configurações ou deixar em terra firme enquanto estiver em algum brinquedo com mais adrenalina.