Topo

Imagem criada com IA ganha concurso e reacende discussão sobre o que é arte

Arte foi criada usando Midjourney, uma IA de criação de imagens presente no Discord - Jason Allen/Discord
Arte foi criada usando Midjourney, uma IA de criação de imagens presente no Discord Imagem: Jason Allen/Discord

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

02/09/2022 15h06Atualizada em 02/09/2022 15h30

Uma obra de arte criada a partir de um gerador de textos com Inteligência Artificial (IA) levou o primeiro lugar em uma competição de artes da Colorado State Fair, realizada nos Estados Unidos. Feita pelo designer de jogos Jason Allen, o material venceu a categoria Digital Arts/Digitally-Manipulated Photography" (Artes Digitais/Fotografias Manipuladas Digitalmente em tradução direta).

A obra foi chamada de "Theatre d'Opera Spatial". A vitória do autor, apelidado de Sincarnate, viralizou no início desta semana no Twitter, com críticas que argumentam que o profissional enganou os juízes do concurso estadual, principalmente porque a maioria do público não sabe como as tecnologias de IA voltadas para imagem funcionam. As informações são do site The Verge.

Allen chegou a se defender: a "descrição da obra de arte afirma claramente que eu as criei via Midjourney" — que se define como um centro de pesquisa que produz um programa de inteligência artificial que cria imagens a partir de descrições em textos. O funcionamento é parecido com o já popular DALL-E da OpenAI.

Em resposta, um internauta perguntou se ele explicou o que o software faz. Allen respondeu: "Devia ter explicado o que era Midjourney? Se sim, por quê?", provocando reações com emoji de palma de rosto de outras pessoas no bate-papo.

Allen alega que a peça é uma "arte digital criada usando ferramentas de IA" e que ele não precisa explicar o que é Midjourney mais do que um artista digital pode explicar como o programa Adobe Illustrator funciona.

O designer também explica que a criação necessitou de dedicação como outras obras artísticas: "Eu fiz o prompt, ajustei-o por muitas semanas, fiz a curadoria de todas as imagens", e acrescenta que sua edição no Photoshop constituiu "pelo menos 10%" do trabalho.

Midjourney é um dos softwares mais populares de IA por sua estética afinada, que muitas vezes imita estilos de arte digital contemporânea. O programa pode ser acessado através do servidor Discord, em que os usuários exibem suas obras de arte e trocam dicas.

As regras do concurso

A categoria do concurso é definida como uma "prática artística que usa tecnologia digital como parte do processo criativo ou de apresentação". Olga Robak, diretora de comunicações do Departamento de Agricultura do Colorado, confirmou ao The Pueblo Chieftain que Allen mencionou o uso de Midjourney em sua declaração de submissão, mas não explicou como funcionava o software.

Robak informou também que as regras da feira permitiam que qualquer pessoa registrasse uma queixa contra os envios. Até quarta-feira (31), nenhuma reivindicação havia sido apresentada.

"Esta é uma conversa mais ampla sobre como decidimos o que é arte e como a julgamos apropriadamente", declara a diretora de comunicações.

E o que é arte?

No Twitter, um usuário disse: "Estamos assistindo a morte da arte se desenrolar diante de nossos olhos". Outro lamentou que a arte agora fosse "produzida da maneira mais barata e rápida possível para ser consumida em rajadas de alguns microssegundos enquanto desliza sobre a alimentação infinita."

Allen respondeu a alguns desses tópicos no Midjourney Discord perguntando se o "nível percebido de esforço" era essencial para entender o valor da arte.

"E se olhássemos do outro extremo", ele escreveu, "e se um artista fizesse uma série de restrições extremamente difícil e complicada para criar uma peça, digamos, eles fizessem sua arte enquanto estavam pendurados de cabeça para baixo e sendo chicoteado enquanto pinta (isso é extremo.) O trabalho deste artista deve ser avaliado de forma diferente de outro artista que criou a mesma peça 'normalmente'?"

Ao The Pueblo Chieftain, o designer sugeriu que algumas reações à sua vitória — e às obras de arte geradas por IA em geral — podem ser motivadas em parte pelo medo, já que um dos debates é sobre os geradores prejudicarem a sobrevivência de artistas. "Os artistas estão com medo", disse ele. "Eles estão preocupados com a possibilidade de serem substituídos pelo robô."

Por fim, o designer continuou defendendo sua obra.

"Eu queria fazer uma declaração usando arte de inteligência artificial", disse ao site. "Sinto que consegui isso e não vou me desculpar por isso."

O The Verge entrou em contato com Allen por mensagem privada, mas não recebeu resposta no momento da publicação.

Como funcionam esses geradores?

Os sistemas de IA de texto para imagem são treinados a partir de bilhões de imagens e descrições de texto e são alimentados pelos usuários com descrições de texto (prompts). Por fim, o software gera uma imagem que corresponde a essa descrição com base em seus dados de treinamento.

Inicialmente, esses programas eram de domínio exclusivo de empresas de tecnologia, como OpenAI e Google, mas, nos últimos meses, se tornaram mais acessíveis.