Topo

Como funciona o cão-robô segurança do Rock in Rio? (Parece Black Mirror!)

Cão-robô, da empresa de segurança SegurPro, será "segurança" durante o Rock in Rio - Divulgação
Cão-robô, da empresa de segurança SegurPro, será "segurança" durante o Rock in Rio Imagem: Divulgação

Barbara Mannara

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

02/09/2022 04h00

Quem estiver pelo Rock in Rio 2022, entre os dias 2 e 11 de setembro, deve se deparar com uma novidade de segurança tecnológica: um cão-robô. Ainda que pareça ter saído direto de um episódio da série Black Mirror, o Yellow, como é chamado, fará rondas pelo evento para analisar o ambiente e eventos suspeitos, com a ajuda de inteligência artificial.

A transmissão de dados para os vigilantes humanos acontece em tempo real, via conexão 5G, e será administrada pela SegurPro, responsável pela segurança do evento.

É estimado que a Cidade do Rock receba, ao todo, 700 mil pessoas. E com tanta gente, a segurança é um dos principais fatores de preocupação. O assistente já esteve presente em grandes eventos na Europa, como o Mutua Madrid Open e o Rock in Rio Lisboa.

O segurança de quatro patas robóticas na verdade é o Spot, da Boston Dynamics, e foi personalizado pela empresa de segurança SegurPro. Ele conta com sensores de temperatura, que permitem evitar incêndios, e até se expor para proteger vidas humanas. Tudo isso graças à sua tecnologia de inteligência artificial, que utiliza a plataforma GenzAI, permitindo detectar elementos suspeitos e alertar os agentes de monitoramento.

Ele pode perambular de forma autônoma em rondas noturnas — onde ele mantém suas tarefas automaticamente — ou por meio de monitoramento humano, durante a presença de público. Durante o torneio de tênis Mutua Madrid Open, o cão-robô chegou a atuar como segurança especial, acompanhando os jogadores em seus treinos e partidas.

O sistema do cão-robô também consegue identificar a presença de gases nocivos no local, e demais situações que coloquem em risco os visitantes. A transmissão de dados acontece em tempo real via 5G — conexão sem fio ultrarrápida — para a Central de monitoramento, que está alocada dentro da Cidade do Rock.

O Centro de Controle (CCO) do Rock in Rio 2022 é um espaço dedicado à vigilância e, por lá, estão 20 pessoas, dentre profissionais de TI, força policial e bombeiros. No panorama geral, a SegurPro é a empresa oficial responsável pelo time de segurança do Rock in Rio 2022.

Além do cão-robô, a estrutura ainda vai contar com dois mil agentes humanos e 25 condutores com cães farejadores treinados. Serão ainda instalas 130 câmeras — sendo duas noturnas e uma térmica — e dois drones automatizados. Para completar, estarão presentes 30 bodycams (câmeras corporaos) com reconhecimento facial.

Cão-robô nas redes sociais

A repercussão da novidade nas redes sociais chamou a atenção na última semana.

Muitos internautas chegaram a fazer uma comparação divertida do cão-segurança do Rock in Rio 2022 com o robô sinistro de Black Mirror — série que apresenta sociedades distópicas em seus roteiros. O vilão robótico e inteligente aparece na quarta temporada, episódio 5, da produção da Netflix.

Uma internauta comentou em sua postagem no Twitter: "Vendendo meu ingresso pro rock in rio. Motivo: esse cão robô é meu maior medo desde s4e5 de black mirror". E as brincadeiras não param por aí.