PUBLICIDADE
Topo

Google Fotos lança filtros mais realistas para tons de pele escuros

Google Real Tone, nova série de filtros do Google - Divulgação/Google
Google Real Tone, nova série de filtros do Google Imagem: Divulgação/Google

Letícia Marques

Colaboração para Tilt

26/05/2022 10h38

O Google Fotos agora conta com um novo conjunto de filtros para retratar de forma mais realista diversos tons de pele, especialmente os de pele negra. Ele está sendo progressivamente implementado para os usuários, segundo foi anunciado no evento para desenvolvedores Google I/O 2022, nesta semana.

Chamados de "Real Tone", eles eram exclusivos do celular Google Pixel 6, mas agora foram disponibilizados para todas as versões do Google Fotos - seja para iOS, Android ou web.

Google Real Tone, nova série de filtros do Google - Divulgação/Google - Divulgação/Google
Google Real Tone
Imagem: Divulgação/Google

É uma forma de contornar um problema recorrente não só no Google Fotos, mas em outros aplicativos de imagem e redes sociais: filtros calibrados a partir de peles brancas, e que por isso "clareavam" outros tons.

Entre os novos filtros estão Clay, Desert, Honey e Isla. Todos são marcados com a tag "Feito com Real Tone", para facilitar a identificação.

O Google também liberou em código aberto a escala Monk, utilizada para esses filtros. É uma escala ampla, com 10 tonalidades, por isso ela consegue representar peles escuras de maneira mais apropriada. A ideia é que outras empresas possam usar essa escala para criar suas próprias imagens, com uma representatividade mais diversa e realista.

Na época do lançamento do Pixel 6, a empresa relatou em seu blog: "Foi importante para nós ter certeza de que nossos ajustes também foram ressonantes com nossos colaboradores. Estamos orgulhosos que eles classificaram a renderização de tom de pele, brilho, profundidade e detalhes do Pixel 6 como a melhor para pessoas de cor, em uma pesquisa feita com as câmeras dos principais smartphones do mercado."