Topo

Como funciona um sugador de clitóris? Entenda a tecnologia por trás

Letícia Naísa

De Tilt, em São Paulo

10/03/2022 04h00Atualizada em 20/09/2022 14h27

As mulheres conquistaram muitos direitos nas últimas décadas, é verdade. Mas ainda existe muita desigualdade, inclusive na hora do sexo: estudos demonstram que muitas não têm orgasmos durante uma relação sexual. O lado bom da tecnologia é que ela também pode dar uma mãozinha, com o perdão do trocadilho, para ajudá-las a sentir prazer.

Existem diferentes opções de brinquedos sexuais: dildos, vibradores, bullets e sugadores de clitóris —os mais queridinhos e tecnológicos do momento. E o melhor é que eles podem ser usados individualmente ou para complementar as relações com outras pessoas.

Mas hoje vamos falar sobre os sugadores. Como esse pequeno aparelho é feito? Ele realmente suga o clitóris? Pode machucar? Como deve ser higienizado? Todos os modelos são iguais? Vamos por partes.

Como funciona?

A tecnologia dos dispositivos surgiu na Alemanha e se popularizou nos últimos anos, principalmente considerando o fato de que muitas mulheres sentem dificuldades de gozar apenas com a penetração. O "segredo" para o prazer está, na verdade, num órgão muito menor do que a vagina e com muito mais terminações nervosas: o clitóris.

tecnologia por trás dos sugadores de clitoris - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

E parte da popularidade do brinquedo sexual também se deu aos meses de isolamento social por causa da pandemia de covid-19. Muita gente se rendeu ao sugador — e a cantora Anitta foi uma dessas mulheres.

Alguns modelos prometem orgasmos em até dois minutos — mais rápido do que preparar um macarrão instantâneo. Para quem não encontra prazer sozinha ou com mais pessoas, parece um bom negócio. A única dificuldade é com preço. A tecnologia não é nada barata por aqui.

Uma informação importante é que, ao contrário do que o nome sugere, o sugador de clitóris não suga o órgão de forma literal.

O aparelho tem um bocal que contém uma pequena membrana feita de silicone. Ligada a um motor, ela faz um movimento para cima e para baixo, o que cria um ar que fica ali pressionado no espaço do bocal. É esse "ventinho" dentro de um ambiente de pressão que leva o clitóris ao orgasmo.

A membrana do sugador não chega nem a tocar o clitóris, e o bocal não cria um vácuo capaz de sugar o órgão, ele apenas pressiona o ar sobre a região. Por ter mais de 8 mil terminações nervosas, o sangue circula cada vez mais rápido com o estímulo e consegue atingir o orgasmo.

Normalmente, os sugadores têm diferentes níveis de intensidade, alguns chegam a ter mais de 10 velocidades de estímulos. Quanto mais intenso, mais rápido a membrana se movimenta e mais pressão ela cria sobre o clitóris. Usar o sugador na menor velocidade, pode ser que leve mais tempo para gozar.

Dúvidas comuns

O que faz ele funcionar sem fio?

O que faz o motor funcionar é uma bateria de lítio. Os sugadores vêm com um carregador, assim como os celulares, por exemplo. Uma carga de duas horas pode fazê-lo funcionar por pelo menos uma hora, em algumas versões. Em outras, é possível que o aparelho dure semanas longe da tomada —dependendo, claro, da frequência de uso.

Por dentro, tudo é ligado por fios: a bateria no motor e o motor ao dispositivo que carrega a membrana de silicone. É uma engenharia até bastante simples.

E pode molhar?

Sim, mas é preciso tomar cuidado. Modelos podem ser usados durante o banho, por exemplo. Todo o seu mecanismo é envolto em silicone, mas não é qualquer tipo de silicone.

Por estar em contato com uma região íntima, o material deve ser o de uso medicinal e precisa ser limpo para não causar irritações, lesões e doenças. É essa capa de silicone também que permite os sugadores de clitóris serem resistentes à água.

Normalmente, eles podem ser submersos por até meia hora, mais do que isso pode fazer com que ele se rompa e a água prejudique o aparelho elétrico.

O tamanho do bocal importa?

Depende. Existem vários modelos de sugadores no mercado, todos têm o mesmo mecanismo. O que muda é o estilo e o tamanho do bocal, alguns têm bocais maiores e outros têm bocais menores. Quanto menor o tamanho, mais intensa pode ser a pressão. Pessoas muito sensíveis podem se sentir mais confortáveis com um sugador de bocal maior com uma pulsação menos intensa.

Como higienizar e armazenar o sugador de clitóris?

Apenas com água e sabão neutro. Não é preciso usar escova dentro do bocal nem hastes flexíveis de algodão, nenhum objeto é necessário para limpar por dentro do bocal, a corrente de água é suficiente para deixá-lo limpo. O ideal é guardá-lo bem seco em um local que também esteja bem higienizado e sem umidade.

Também é importante lembrar que ele não deve ser compartilhado com outras pessoas. Se quiser dividir a brincadeira, é melhor cada uma ter o seu brinquedo para evitar contaminação de possíveis doenças.

Ele pode machucar?

Como ele não entra em contato com o clitóris, é difícil que ele machuque o órgão. Mas é preciso posicioná-lo corretamente para evitar desconforto na hora de usar. Não tem posição correta para que ele funcione também, vai do gosto da pessoa, mas o indicado é que a região esteja bastante lubrificada para evitar pequenas lesões e assaduras que podem ser provocadas pelo atrito do brinquedo sobre a região íntima, já que a pele da área é muito fina.

Modelos para experimentar

Sugador de clitóris Satisfyer Pro 2

Sugador de clitóris portátil (anjinho)

Sugador de clitóris e mamilos (porquinho)

Sugador de clitóris e vibrador Zatla

Fontes:

Isabela Starling e Heloísa Etelvina, sócias da Pantynova, marca de produtos eróticos.

A gente escolhe cada produto criteriosamente, de forma independente, e checa os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelo nosso link, ganhamos uma comissão, mas você não paga a mais por isso.