Topo

Telescópio James Webb captura imagem incrível de estrela; confira

Telescópio James Webb é o mais avançado (e caro) já construído - Ball Aerospace/NASA
Telescópio James Webb é o mais avançado (e caro) já construído Imagem: Ball Aerospace/NASA

Cláudio Gabriel

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

28/02/2022 12h20

Mais uma vez o telescópio espacial James Webb trouxe uma impressionante imagem de fora da Terra. Depois de registrar 18 versões da mesma estrela (refletida nos 18 espelhos que compõe a câmera do telescópio), o equipamento conseguiu gerar uma foto bem detalhada desse corpo celeste de luz.

A Nasa divulgou a imagem ao destacar que concluiu uma nova fase do processo de alinhamento dos segmentos dos espelhos do telescópio, construídos para que ele consiga observar o passado com luz infravermelha, entre outras missões.

Em um comunicado, a agência espacial dos EUA disse que as duas primeiras etapas tiveram pequenos ajustes. Além disso, ressaltou que a conclusão desse processo foi um passo fundamental antes da fase de sobrepor a luz de todos os espelhos para que eles possam trabalhar em conjunto como se fossem um só.

Telescópio James Webb captura imagem de estrela - Divulgação/NASA - Divulgação/NASA
Telescópio James Webb captura imagem de estrela
Imagem: Divulgação/NASA

"A equipe ativou conjuntos de seis espelhos de cada vez [entre os 18 que o telescópio possui] e ordenou que eles apontassem sua luz para se sobreporem, até que todos os pontos de luz das estrelas se sobrepusessem uns aos outros", explicou a Nasa. Foi assim que os pesquisadores chegaram à foto acima de uma única estrela.

O perfil do James Webb no Twitter mostrou um pouco desse processo de alinhamento dos espelhos em formato de um gif:

A foto divulgada inicialmente (a que tem 18 partes) é apenas uma de 1.560 imagens registradas pelo James Webb, chegou a informar a Nasa. Juntas elas formam um mosaico de mais de 2 bilhões de pixels. A imagem dos 18 pontinhos é um recorte do centro desse mosaico, e é crucial para os cientistas entenderem como a câmera do Webb está funcionando.

O que vem a seguir

A próxima etapa será um empilhamento das imagens, capazes de criar, mais uma vez, uma foto única para algo capturado pela agência. Ou seja, sobrepor várias imagens de um mesmo corpo celeste para gerar uma outra.

Ainda de acordo com o comunicado da Nasa, a equipe ira continuar trabalhando para "tornar o único ponto da luz das estrelas progressivamente mais nítido e mais focado nas próximas semanas". É um momento mais direto de correção dos pequenos problemas apresentados para fazer as imagens até então.

As expectativas para imagens ainda mais detalhadas são altas. O processo deve durar, no total, três meses e poderá ser mais uma fase dos equipamentos de imagem fora da Terra.

Missão

Com quase 30 anos de desenvolvimento e mais de US$10 bilhões gastos em equipamentos, o James Webb foi proposto como um telescópio espacial que vai buscar informações novas fora da órbita. Assim, ele pode até ir atrás de formas de vida desconhecidas, assim como novas estrelas a serem descobertas.

O equipamento utiliza uma luz infravermelha, que não é percebida ao olho humano, e consegue capturar diversas coisas até então desconhecidas. E isso, especialmente, com objetos de luz muito fraca ou até praticamente apagada.

Outra ideia do Webb é explorar planetas próximos na via Láctea, como as atmosferas de Urano e Netuno e todo o planeta Marte.

Lee Feinberg, gerente de elementos do Telescópio Óptico Webb, da Nasa, disse que "anos de planejamento e testes estão pagando dividendos, e a equipe não poderia estar mais animada para ver o que as próximas semanas e meses trazem".